AS NOTICIAS DA SEMANA NA RADIO ATRATIVA Arapoti volta a ficar violenta, Recadastramento Biométrico: Cuidado seu Título de Eleitor pode ser Cancelado, Jovem Aprendiz e O Sucesso do Desafio de Rua da Capal.


Arapoti e a volta da Violência nas ruas: 

Um casal de adolescentes foi detido pela polícia militar, após quebrar vidraças de um comércio no município. A equipe policial realizava patrulhamento por volta das 22H10MIN quando foi informada por um cidadão que os adolescentes estavam quebrando vidraças no centro comercial para realizar furtos. 
VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK:


CAMINHÃO CARREGADO COM PAPEL PEGA FOGO NA MADRUGADA DESTA SEGUNDA-FEIRA (01/05) NO JARDIM CERES. Fogo no Segundo informações da Policia Militar e Defesa Civil durante a madrugada alguém colocou fogo no caminhão que estava estacionado na Rua José Desiderio Correia (Rua DOLORES BARROS) no Jardim Ceres. O fogo tomou conta rapidamente de toda a carroceria (Carreta) e parte da carga de papel. Aparentemente o cavalo mecânico VOLVO/FH12 com placas de Ponta Grossa-Pr não sofreu avarias. A defesa civil esteve no local e apagou as chamas.


Cuidado o seu título pode ser cancelado: 


O fórum eleitoral de Arapoti está realizando o recadastramento biométrico do seu título de eleitor e o seu encerramento desta atividade será no dia 09 de junho. O cartório alerta que o número de eleitores comparecidos para a biometria é muito pouco diante da quantidade de eleitores em Arapoti. O município tem 19.144 eleitores, em 2016 nas últimas eleições votaram 15.276 eleitores, compareceram para realizarem o recadastramento biométrico até o presente 6.921 eleitores, sendo 6.418 só para recadastrarem e o restante são de título novos, seriam os eleitores que completaram a idade para o seu primeiro voto. A preocupação dos profissionais do cartório eleitoral é sobre o tempo restante, pois a biometria se encerra no dia 09 de junho, faltando pouco tempo para um grande número de arapotienses fazerem a sua biometria. 

O que acontece se você não se recadastrar: O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.
Como eu faço para ser recadastrado?
Compareça no cartório eleitoral de seu município, aqui em nossa cidade fica próximo a Biblioteca Municpal, Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura, munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado.

Se eu não possuir documento oficial com foto, ficarei impedido de fazer o recadastramento biométrico ?
Deve-se dar preferência, sempre, à apresentação de documento oficial com foto. Contudo, caso o eleitor não possua tal documento, poderá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento, EM ORIGINAL.

Quanto tempo vou levar para ser atendido?
Após chegar ao guichê de atendimento, estima-se que em quinze minutos será finalizado o atendimento e o eleitor terá seu novo título eleitoral entregue em mãos (em regra, com o mesmo número de inscrição).

Meu familiar (irmão/mãe/pai etc.) está doente ou é idoso, tem dificuldade de locomoção ou é pessoa com deficiência e não pode comparecer pessoalmente ao recadastramento. Posso fazer o recadastramento por ele (a)?
Não, pois a legislação não permite procuração para o atendimento eleitoral. Todos os eleitores devem comparecer pessoalmente. No caso do eleitor enfermo, ele pode aguardar o seu restabelecimento para regularizar a situação; para pessoas com necessidades especiais, a Justiça Eleitoral está buscando locais que atendam requisitos de acessibilidade. Para a coleta de dados biométricos, são necessários estrutura e equipamentos diferenciados, dificultando sua montagem em qualquer lugar. Verifique com o Cartório da sua Zona Eleitoral a solução possível para cada caso.

Eleitor que não fizer biometria perde direito a voto e a outros documentos.
O eleitor dos municípios onde está ocorrendo a Campanha da Biometria e que não recadastrar o título eleitoral, até o próximo dia 09 de junho, terá o documento cancelado pela Justiça Eleitoral. Além da impossibilidade de exercer o direito ao voto, também sofrerá uma série de penalidades, como não receber o salário (no caso de servidor público), não tirar passaporte ou carteira de identidade, obter certos tipos de empréstimos ou participar de programas sociais do governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Diante disso fazemos um apelo à população: Procure o Cartório Eleitoral, o título de eleitor não é usado só para votar e um documento importante para que todos exerçam a sua cidadania, e o não recadastro pode prejudicar Arapoti, tanto na Arrecadação que são atreladas ao número de eleitores, nos projetos sociais, e nos programas de benefícios de ajuda ao cidadão, lembrando também que com o título de eleitor cancelado terá dificuldades com o cadastro do seu CPF, e com isso também não conseguirá receber o seu seguro desemprego por divergência cadastral, recebimento de Pensão e Ajuda Continuada, Aposentadoria, todos que tiveram com divergência no seu cadastro não poderão receber os benefícios do governo. ATENÇÃO FAÇA LOGO O SEU RECADASTRAMENTO.

Jovem Aprendiz: A Prefeitura Municipal de Arapoti e o Senai promoveu na manhã (04/05), no Centro Estudantil, uma reunião com a classe empresarial para esclarecer e prestar informações sobre o programa “Jovens Aprendizes”. A apresentação do tema ficou por conta do SENAI, que destacou a importância de estar em harmonia com o que determina a Lei, e pontuou os benefícios de ter no quadro funcional um Jovem Aprendiz, seja na área de produção ou administrativo.
O que é um aprendiz?
É o adolescente ou jovem que recebe, ao mesmo tempo, formação técnica profissional, por meio de um curso teórico na instituição formadora, e prática profissional na empresa, na profissão para a qual está se capacitando.
Quem pode ser aprendiz?
Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem (teoria mais a prática profissional em uma empresa). Para ser contratado, o jovem e adolescente precisa apresentar documentação completa - Carteira de Trabalho, RG e CPF e comprovante de matrícula no ensino regular, caso não tenha concluído o ensino médio.
Custo e benefícios da inclusão de um aprendiz em sua empresa
Contratar um aprendiz é barato e tem vantagens, mas não significa trocar a vaga de um adulto por uma de um jovem, até porque o número de vagas que as empresas podem disponibilizar para aprendizes é limitado por lei. O contrato de aprendizagem tem duração máxima de até dois anos, exceto para pessoas com deficiência (PcD). Além disso, os adolescentes aprendizes não podem ocupar cargos em locais insalubres. A Lei da Aprendizagem segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, portarias do Ministério do Trabalho e Emprego e a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP).
Desconto nos encargos:
O governo reduziu de 8% para 2% a alíquota de contribuição do FGTS para a contratação de aprendizes. Se a empresa já estiver registrada no Simples, não há problema. Trata-se de mais um item que facilita a contratação do aprendiz, pois não há aumento na contribuição previdenciária.
Salário:
A remuneração mínima do aprendiz tem como referência o salário mínimo/hora ou condição mais favorável, mas o empresário é livre para estipular qualquer valor de salário acima desse mínimo estipulado pela lei.
Deveres da empresa:
Firmar contrato especial de aprendizagem com o jovem e inscrevê-lo em curso de aprendizagem desenvolvido por uma entidade qualificada de ensino profissionalizante. O contrato é ajustado por escrito e por prazo determinado (não pode ser estipulado por mais de dois anos, exceto para pessoas com deficiência - PcD). Deverá indicar a atividade em que o jovem está se capacitando e o curso correspondente, a jornada diária, a jornada semanal, a remuneração mensal, o termo inicial e final do contrato.

DESAFIO DE RUA CAPAL:


Na manha desta segunda, 01° de Maio, Dia do Trabalhador, aconteceu a 4ª edição do Desafio de Rua Capal. O Desafio que já virou tradição no dia do trabalhador, vem motivando colaboradores, cooperados, a comunidade, e também atletas de diversas cidades da região, e outros estados, para participar nas diversas modalidades; corrida, caminhada e pedalada. Para participar da corrida os competidores usaram um chip descartável, com sistema de cronometragem eletrônica, que registrava o tempo de largada e de chegada de cada participante, a corrida tem a opção de 5 e 10 Km de distância, masculino e feminino, sendo divida nas faixas etárias, 16-29, 30-39, 40-49, 50-59 e 60+. Onde todos que concluíam o trajeto ganharam medalha, e os melhores tempos de cada categoria, premiação em dinheiro, para os cinco primeiros colocados na categoria público interno (associados e funcionários) e para os três primeiros colocados na categoria geral (comunidade), para feminino e masculino. E os melhores tempos no geral receberam troféu.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK.


O programa “Voz do Povo”, que vai ao ar todos dos sábados das 10 ao meio-dia pela Rádio Atrativa, é um relato de todas as notícias que foram destaques durante a semana.

Gostaríamos de Agradecer aos ouvintes que no mes de Abril/2017 bateram um recorde de ouvintes na Atrativa; foram mais de 120 mil ouvintes que passaram pela Rádio neste mês.



Seja um parceiro da RADIO ATRATIVA, enviem fotos e reclamações pelo WhatsApp (43) 9 9914.0404, ou pelo site www.vozdopovoarapoti.com.br ouwww.radioatrativa.com.br, e fiquem Conectados na RADIO ATRATIVA, 24 horas no ar, com muita música.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER