Prefeitura estuda outras empresas para o Saneamento.

A Sanepar (Companhia de Saneamento Básico) em Arapoti, esta com seus dias contados na prestação de serviços, a Administração Municipal, esta estudando outras empresas do ramo para cumprir a legislação vigente, haja vista que o contrato com a Sanepar já terminou e a Prefeitura precisa licitar outras empresas para que os serviços de saneamento básico e esgoto deem continuidade no município, pois são 30 anos que e empresa esta na cidade e sendo a única no ramo.

A Sanepar foi alvo de diversos debates principalmente com relação a suas tarifas cobradas, audiências públicas na Câmara de Vereadores foram realizadas, e a população reclamou principalmente de ter que pagar 10m3 mesmo sem consumir e a taxa de esgoto de 80% que na visão de alguns consumidores é abusiva. 

O Voz Do Povo publicou uma matéria da Sanepar, suas estruturas e as estações de tratamento e como a água chega às residências para o consumo, mas com o termino do contrato a Prefeitura tem que cumprir as normas e legislações vigentes e o processo de licitação devera ocorrer em breve. 

A CONASA (Companhia Nacional de Saneamento) é uma das empresas que possivelmente participará do certame licitatório. A CONASA conta com uma equipe de profissionais treinados e capacitados para a execução do trabalho focado em soluções e inovações nas áreas de saneamento básico, saneamento ambiental e energia. 

Acompanhando o processo esta o Vereador Todynho, que realizou algumas viagens na tentativa de conhecer outras estruturas de saneamento, na Câmara de Vereadores recebeu a reportagem do VOZ DO POVO para uma entrevista. Na oportunidade o vereador explicou que faz 30 anos que a Sanepar esta em Arapoti, e a legislação exige uma nova licitação na tentativa de discutir um novo contrato e a presença de outras empresas do ramo é essencial, para que a Administração possa conhecer não só uma empresa e sim outras e discutir principalmente os valores hoje cobrados, explica o vereador que de acordo com a lei de licitação tem que haver a melhor oferta, e a imposição de pagar 10 m3 hoje cobrado pela Sanepar e o valor do esgoto será discutido e não só isso, toda a prestação de serviços será debatida e ofertadas passo a passo, de acordo com a lei licitatória e o valor da tarifa será peça principal na discussão. 

A criação de uma Autarquia: (Autarquia significa poder absoluto. É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si própria, é autossuficiente).

Empresa privada: (Empresa privada é uma empresa cujo proprietário é uma pessoa natural ou jurídica). No primeiro caso, é chamada de empresa singular ou individual; no segundo, de empresa coletiva.

Economia mista: Empresa de economia mista, ou, mais precisamente, sociedade de economia mista, é uma sociedade na qual há colaboração entre o Estado e particular, ambos reunindo recursos para a realização de uma finalidade, sempre de objetivo econômico.

Outra empresa que protocolou interesse em participar da licitação é a ZERO RESÍDUOS, uma empresa focada no desenvolvimento de soluções ambientais, tendo como diferencial desenvolver e construir soluções para seus clientes na área de resíduos.

Finalizou o vereador Todynho dizendo que cada empresa já apresentou suas intenções de investimentos em Arapoti, e que cada uma será analisado pelo prefeito, pois só depende dele o poder de decisão, mas reafirma o vereador que seu trabalho esta focado na fiscalização e que é o prefeito quem tem o poder de mudar tudo isso, finalizou.

Como sera essa troca de empresa? Sera que é a melhor solução? segundo informações do próprio vereador serão investido 100 milhões em trinta anos, mas como sera feito a distribuição destes investimentos? A empresa pode não investir nada nos primeiros vinte anos. Vamos ter que prestar mais atenção nessa negociação.

Vasculhando a internet para ver como são as empresas nos municípios que eles atendem Vejam o que descobri.

Presidente da Câmara de Itapema-SC falando dos problemas enfrentados com a CONASA no município.



Click no Linck a baixo e conheça a ZERO RESÍDUOS.

ZERO RESIDUOS

AGORA VOCÊ MESMO TIRA SUAS CONCLUSÕES.

Reações:

Postar um comentário

  1. "SERVIÇOS » SANEPAR ESTA COM OS DIAS CONTADOS EM ARAPOTI.
    http://www.vozdopovoarapoti.com.br/2016/07/sanepar-esta-com-os-dias-contados-em_78.html"
    TEVE REDUÇÃO NA CONTA DE ENERGIA ELETRICA QUE CAIU PARA BANDEIRA AMARELA E TEVE AUMENTO NA ILUMINAÇAO PUBLICA ...., EM CONTRA PARTIDA TEVE AUMENTO NA CONTA DE AGUA E ESGOTO AQUI EM ARAPOTI.... ,UM ABSURDO NA ATUAL CRISE OS RESPONSAVEIS POR ISSO NÃO VEREM O QUE ESTA A ACONTECER .EXPLORAÇÃO DA SANEPAR FICA A VONTADE UMA NOVA EMPRESA PODE BARATEAR ISSO, FICA UMA PERGUNTA SERA QUE ESTA NOVA VAI USAR AS MESMAS INSTALAÇOES DA SANEPAR? VALEU A REPORTAGEM jOSE ADÃO E AO TODINHO POR ESTAR A LUTAR POR NÓS.

    ResponderExcluir
  2. vanderlei a sanepar é uma empresa pública gerenciada pelo govenador Beto Richa, que deu a redução da energia é ele, quem pode abaixar ou mudar o sistema de cobrança da sanepar somente ele pode!!!!!!!!!
    agora com uma empresa privada como citada da reportagens a responsabilidade é do prefeitos e vereadores!!!!
    eles podem sim fazer que esta empresa faça preços mais baratos que os da sanepar mas ate quando?
    o itptu tava na mãos do prefeito ele mandou um aumento de 300% por sorte nõ aprovou, a iluminação publica ta na responsabilidade do prefeito subiu 90%, sera que vai fica muito tempo mais barata que a da sanepar, e veja aone estas empresas trabalham sera que são melhor que a sanepar!!!!!!!!
    faça um contrato com uma empresa privada dessas e vejam o pedagio quantos anos e quatos governos passaram e não conseguem mais mecher!!!!!!
    cabe vcs decidirem trocar o certo pelo duvudoso!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

 
Top