![]() |
Evento contou com a participação de diversos colaboradores das unidades operacionais da cooperativa e transmissão ao vivo (Crédito: Maria Eduarda Pereira/Capal) |
Promover o conhecimento e a reflexão, despertando o olhar crítico sobre a importância da prevenção de acidentes, segurança e qualidade de vida, dentro e fora do local de trabalho. Esse foi o objetivo da 24ª edição da Semana Saúde e Segurança Integral (Semana SSI), iniciativa da Capal Cooperativa Agroindustrial. Ações como essa contribuem para reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que chegam a quase 3 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Amilton Burgo Brambila, diretor financeiro da Capal, explica que, para a Cooperativa, a saúde e a segurança do trabalho são fundamentais. A percepção mais ampla, com a inclusão de discussões sobre saúde, fez com que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) se tornasse Semana SSI.
“O Programa SSI - Saúde e Segurança Integral foi criado para integrar todas as iniciativas ligadas à saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores. Ele nasceu para dar mais visibilidade e força às ações que realizamos, mostrando que fazem parte de um mesmo propósito. A marca do SSI carrega o símbolo da Capal, reforçando que o programa não está isolado, mas tem a essência cooperativista”, afirma.
Programação
A programação da Semana SSI foi composta de ações nas Unidades Operacionais e de palestras presenciais na Matriz, em Arapoti/PR, com transmissão ao vivo para os colaboradores de outras cidades.
Nas Unidades de Curiúva, Pinhalão, Piraju, Taquarituba, Taquarivaí, Wenceslau Braz e Itararé, as atividades aconteceram no formato de “intervenções”, palestras interativas no local de trabalho. Os colaboradores desses locais participaram de uma palestra-espetáculo, “Na segurança, sou protagonista!”, com Rodolfo Costa e equipe, que se apresentaram como personagem lúdico e músicos.
A palestra-espetáculo também fez parte da programação da Semana SSI que aconteceu na Matriz. Além disso, integraram o calendário de atividades em Arapoti/PR as palestras “Segurança não é mágica, é hábito!”, com Jardel Beck, que abordou a importância de se incorporar hábitos seguros à rotina de trabalho; e “Saúde mental e felicidade no trabalho”, com Gustavo Arns, que tratou do equilíbrio entre os âmbitos pessoal e profissional.
Segurança é inegociável
“Segurança é um dos nossos valores, para nós é inegociável. Todos precisam vir trabalhar e voltar para casa com segurança. Para isso, a cooperativa investe em capacitações, palestras e ações contínuas. E a Semana SSI é um reflexo disso, do quanto nos preocupamos com este assunto. Mais que evitar acidentes, trabalhar com segurança é trabalhar com respeito, cuidado e responsabilidade. Para nós, segurança é voltar pra casa bem”, pontua Brambila.
Valquíria Demarchi Arns, diretora industrial da Capal, reforça que os conhecimentos adquiridos durante a Semana SSI são para a vida toda. “É importante estarmos aqui, nos dedicarmos, mas não apenas aqui e agora. Temos que cuidar uns dos outros ao longo do ano todo. Muitas vezes, convivemos muito mais com as pessoas com quem trabalhamos do que com a nossa família, por isso o trabalho é uma extensão da nossa casa. E o que nós fazemos aqui, levamos para a vida inteira, ninguém nos tira”, comenta.
Conhecimento na palma da mão
Outra iniciativa apresentada durante a Semana SSI foi o aplicativo SIGA, com atividades para auxiliar na fixação dos conteúdos ligados à segurança e saúde. O aplicativo, com vídeos, tarefas e jogos, gerou pontuação aos colaboradores, com a possibilidade de trocar os pontos por prêmios, como forma de incentivo à participação.
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,8 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji