Enquanto muita gente ainda duvida da força da escola pública, o Paraná prova mais uma vez que dá pra sonhar alto, estudar com qualidade e vencer na vida sem pagar mensalidade. Segundo levantamento do jornal O Globo, sete escolas estaduais paranaenses estão entre as 50 melhores do Brasil no Enem 2024, considerando colégios públicos que não fazem processo seletivo para entrada de alunos.
O resultado coloca o Paraná no 3º lugar nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul (12 escolas) e de São Paulo (8). Um feito e tanto que mostra que o ensino público paranaense não fica devendo nada pra ninguém!
ALTO PARAÍSO EM DESTAQUE
A grande estrela da lista é o Colégio Estadual Vila Alta, da pequena cidade de Alto Paraíso, com menos de 3 mil habitantes. A escola teve a sétima maior nota média do Brasil, com 612,16 pontos, e é a melhor colocada do Paraná. Mesmo atendendo apenas 300 alunos, o colégio já aprovou estudantes em vestibulares concorridos, como o de Medicina.
A diretora Ana Cristina Formigoni destaca que o segredo está no trabalho sério:“Todos os professores trabalham com muito empenho e dedicação. Não é porque nossos alunos vivem em uma cidade pequena que não podem alcançar grandes sonhos”, afirmou.
A escola também participa do programa Ganhando o Mundo, que leva estudantes da rede estadual para intercâmbios em outros países. “Em todas as edições tivemos alunos selecionados. Isso mostra o quanto formamos estudantes preparados para ir além do que é ensinado na escola”, disse Ana Cristina.
OUTRAS ESCOLAS PARANAENSES QUE BRILHARAM:
O diretor Humberto Rodrigues da Mata Júnior, de Altônia, celebrou a volta do ensino médio na escola depois de 17 anos:“Voltamos com o ensino médio em 2023 e já estamos colhendo os frutos. Todos os alunos que tentaram o Enem, vestibulares e a Prova Paraná foram aprovados”.
Já o diretor Walter Rogério Pavan, de Laranjeiras do Sul, destacou a combinação entre metodologias tradicionais e o uso da tecnologia em sala de aula como um diferencial.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji