Operação em Ponta Grossa flagra falhas graves em 88% dos veículos fiscalizados; número de acidentes com esse tipo de transporte acende alerta nas rodovias do Paraná
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FOTO: DIVULGAÇÃO PRF |
PONTA GROSSA (PR) — Uma sequência preocupante de acidentes envolvendo caminhões porta-contêineres na região de Tibagi levou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a realizar, nesta quinta-feira (24), uma operação de fiscalização intensiva na BR-376, no município de Ponta Grossa. Em apenas dois dias, três desses veículos tombaram na rodovia. Em um dos casos, o motorista não resistiu e morreu no local.
Diante do cenário, a PRF resolveu agir. Durante a blitz, 24 caminhões foram fiscalizados, resultando em 21 autos de infração, o que representa um índice alarmante de 88% de irregularidades entre os veículos abordados.
Entre os principais problemas identificados estão pneus desgastados, falhas nos freios e dispositivos de retenção de carga fora dos padrões exigidos por lei. Em um caso extremo, um caminhão circulava com o sistema de freios do semirreboque totalmente isolado e inoperante. Também foram detectados excesso de peso, equipamentos ineficientes ou fora dos padrões legais, além de descumprimento do tempo de descanso por parte de motoristas — uma exigência fundamental para garantir segurança nas estradas.
Os veículos com as irregularidades mais graves foram retidos no local, sendo liberados apenas após a regularização completa das falhas e comprovação de condições mínimas de segurança.
Dados revelam gravidade dos acidentes com caminhões
Segundo levantamento da própria PRF, entre 1º de janeiro e 24 de abril de 2025, foram registrados 65 tombamentos de caminhões nas rodovias federais, com um saldo de 53 feridos e 7 mortes. Apesar de representarem 37,6% do total de tombamentos registrados no período, esses acidentes com caminhões concentraram 63,6% das mortes, revelando uma taxa de letalidade de 10,8% — quase o dobro da média geral de 6,4% para esse tipo de ocorrência.
Em comparação, as motocicletas lideram em número de tombamentos no período, com 97 registros, 115 feridos e 4 mortes. Embora representem 56% dos acidentes, os tombamentos com motocicletas causaram menos vítimas fatais, reforçando o alto grau de letalidade dos acidentes com veículos pesados.
Exportações e risco nas estradas
O modal porta-contêiner tem ganhado espaço nas rodovias paranaenses, especialmente devido ao fluxo intenso de cargas com destino aos portos de Paranaguá (PR) e Itapoá (SC). No entanto, o uso cada vez mais frequente desse tipo de transporte tem exposto a fragilidade de um sistema que, em muitos casos, opera à margem da legislação de segurança viária.
A PRF alerta que seguirá intensificando as fiscalizações nos próximos meses, em um esforço para coibir irregularidades e reduzir os riscos nas estradas. “A combinação de veículos mal conservados, sobrecarga e motoristas exaustos é uma equação perigosa, que vem custando vidas nas rodovias”, destacou um agente da corporação.
👉FOTO: DIVULGAÇÃO PRF👈
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