O comércio paranaense fechou o primeiro bimestre de 2025 com alta de 3,8%, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas do Paraná é superior à média nacional no período, de 2,3%, e acima de estados como Minas Gerais (2,8%), Rio de Janeiro (0%) e São Paulo (-0,6%).
O resultado paranaense também é positivo nos outros recortes da pesquisa. Na comparação entre fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2024, o volume de vendas registrou alta de 3,3%, superior à média brasileira no mesmo cenário, de 2,4%. Já a variação positiva acumulada nos últimos 12 meses é ainda maior, com alta de 4,5%, bem acima dos 2,9% de média nacional.
Os índices levam em consideração o comércio varejista ampliado, categoria que engloba todos os segmentos do varejo tradicional, somado a construção civil, o setor automobilístico e o atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.
SETORES – Dentre os setores que mais se destacaram no comércio paranaense no acumulado de 2025 estão a venda de eletrodomésticos (22,3%), móveis e eletrodomésticos (18,7%), veículos, motocicletas, partes e peças (16,4%) e tecido, vestuário e calçados (10,2%).
Já no acumulado dos últimos 12 meses, veículos, motocicletas, partes e peças (18,8%), eletrodomésticos (17,8%), móveis e eletrodomésticos (16,4%) e material de construção (13,6%) foram os principais responsáveis pelo crescimento nas vendas do comércio paranaense no período. Na comparação entre fevereiro de 2025 e de 2024, os mesmos setores, adicionado ao de tecido, vestuário e calçados, foram os responsáveis por puxarem as vendas do comércio paranaense.
RECEITA – A PMC também apresenta dados relativos à receita das vendas do comércio em todo o País. No Paraná, a alta foi de 7,8% no acumulado do ano, comparado ao mesmo período de 2024, o que já conta a inflação. O índice é praticamente um ponto percentual acima da média brasileira, de 6,9% no mesmo recorte. São Paulo (4,4%), Rio de Janeiro (4,7%) e Minas Gerais (5,8%), com economias maiores que o Paraná, tiveram crescimentos inferiores.
Quando comparado fevereiro de 2025 com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 7,6%, acima da média brasileira, de 7% de aumento.
PESQUISA – A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista no país com indicadores de volume de vendas e de receita das empresas do setor com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.
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