O programa Talento Tech é o tema do podcast Notícia Boa Paraná que vai ao nesta quinta-feira (20). O programa do Governo do Estado está capacitando mil estudantes dos ensinos médios e superior para trabalharem na área de tecnologia. Os cursos atendem jovens de 50 municípios com os menores índices de desenvolvimento do Estado, para movimentar a economia dessas cidades, investindo em uma área que tem boa remuneração.
Para falar sobre o assunto, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho entrevistam os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva, e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani.
O Governo do Estado está investindo R$ 62 milhões nesta primeira etapa do programa, que além das aulas a distância e presenciais, realizadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também oferece bolsas de 1.350,00 a R$ 1.500,00 para ajuda de custo dos estudantes. Eles também receberam os equipamentos necessários para fazer o curso.
A formação abrange diferentes áreas da tecnologia da informação, promovendo a inserção no mercado de trabalho por meio de contratos que garantem empregos nas big techs de pelo menos 50% dos alunos. A expectativa é formar, ao todo, 3 mil estudantes até 2026.
O programa busca promover o desenvolvimento regional por meio da retenção de talentos nas regiões contempladas, com o aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo e, também, com a oferta de profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para atender a demanda de um setor estratégico para o País.
NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo, no TikTok, Instagram, e Facebook.
O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji