Chegando ao fim do primeiro mandato à frente da administração municipal, o prefeito Irani Barros e o vice Potinho comemoram resultados expressivos no avanço de Arapoti em todas as áreas. Vitorioso nas urnas com 63,15%, mais de 8.700 votos, o chefe do Executivo projeta novas metas para a próxima gestão, ao passo que mantém a política de resultados.
Pilar para a construção de uma sociedade mais justa, a Educação alcançou números relevantes, com a marca de 31% do orçamento destinado para o setor. Em 2020, Arapoti ocupava o 141º lugar no ranking de aplicação de recursos em Educação. Atualmente, em 2024, o município subiu para o 5º lugar entre os 399 municípios do Paraná. O investimento abrange uniforme completo para todos os alunos, material escolar de qualidade para alunos e professores, algo inédito na região, além de capacitação e valorização dos profissionais que atuam na educação.
A caminho de uma infraestrutura mais moderna, o destaque de mais de R$ 50 milhões investidos na gestão atual possibilitou, entre outras conquistas, que o município alcançasse 80% das ruas com pavimentação, e o objetivo é 100%, como projeta o prefeito Irani Barros. “Poeira, lama e falta de acessibilidade. Esta é a realidade que vai deixar de existir em Arapoti. Já estamos nos preparando para aderir ao Programa Asfalto Novo, Vida Nova, do Governo do Estado, que disponibiliza recursos a fundo perdido para pavimentação de ruas de terra, além de outros financiamentos para recapear ruas em poliedro e asfalto já comprometido”, explica.
Além das ruas, projetos em andamento de novas estruturas também marcam a primeira gestão de Irani, como a construção do Parque Lago do Aratinga, Mirante de São João Batista e revitalização da Avenida Telêmaco Carneiro, que combinam preservação do meio ambiente, atrações turísticas, fortalecimento econômico e lazer. O maior projeto habitacional da história de Arapoti, e um dos maiores do Estado, também está entre as conquistas da gestão Irani e Potinho, são 300 unidades no Loteamento Emílio Carneiro Kluppel. “Este projeto estava no papel há várias gestões, e é com orgulho que tiramos do papel e vamos tornar o sonho da casa própria em realidade para centenas de famílias”, comemorou o vice-prefeito, Potinho.
A Saúde foi reescrita com a construção de três novas unidades, incluindo duas em área rural, para as comunidades do Cerrado e Capão Bonito, além da reforma de unidades como do Jardim Ceres, que atende hoje até as 22h da noite, com enfoque na Saúde do Trabalhador.
Outra conquista foi a reabertura do Hospital 18 de Dezembro, fechado há uma década, e que hoje já tem projeto de ampliação para funcionamento de uma semi UTI. A terceirização da gestão possibilitou, não só a reabertura, mas também a ampliação para mais de 10 especialidades, com realização de cirurgias e partos. “A administração pública existe para executar políticas públicas e com direitos fundamentais do cidadão, essa é a finalidade. O cidadão, por si, precisa da nossa ousadia enquanto gestores, para concretizar esses direitos, chegando onde as pessoas mais precisam”, pontuou Irani Barros.
Arapoti melhorou em mais de 100% sua nota de avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) do Programa Previne Brasil nos últimos quatro anos. De acordo com os dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o município saltou de um índice de Cobertura Atingida de 47,5%, em 2020, para 98,8%, em 2024, segundo o Indicador Sintético Final (ISF).
Entre as inúmeras conquistas, a gestão Irani e Potinho, também pontua na renovação da frota, com aquisição de mais de 54 veículos, trazendo economicidade, segurança e eficiência para o transporte.
“Encerramos o ano e a primeira gestão com o coração repleto de gratidão e sentimento de dever cumprido, agora renovamos os planos e as metas para continuar a transformação em Arapoti. Fecharemos 2024 com chave de ouro com nossa Festa do Peão, em comemoração aos 69 anos de emancipação do município, nossa população merece”, finaliza o prefeito Irani.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji