Nos primeiros dez meses deste ano o saldo foi de 80.907 novos empregos para trabalhadoras, frente a 51.341 no mesmo período de 2023. Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Foto: Gilson Abreu/AEN |
De janeiro a outubro de 2024, o Paraná gerou 80.907 novos empregos para mulheres, um avanço de 57,5% em comparação ao saldo de vagas abertas para o público feminino no mesmo período de 2023 (51.341), de acordo com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Com esse resultado acumulado em 10 meses, o Estado ocupou a terceira posição no ranking de empregabilidade feminina, atrás de São Paulo (320.918) e Minas Gerais (100.354). É o mesmo resultado do quadro absoluto de empregos, no qual o Paraná aparece atrás apenas desses dois estados, com a geração de 163.206 empregos.
Na região Sul, o Paraná aparece na frente de Santa Catarina, sem segundo, que gerou 70.037 postos de trabalho para mulheres, e Rio Grande do Sul, ainda afetado pelas chuvas do começo do ano, que ficou em terceiro lugar com 43.102 novos empregos para trabalhadoras.
Trabalhadoras com ensino médio completo ocuparam a maior parte das vagas criadas de janeiro a outubro deste ano (51.074). As oportunidades para mulheres com ensino médio incompleto ficaram bem atrás (8.360), seguidas das que possuem ensino superior incompleto (7.071), fundamental completo (6.437) e superior incompleto (3.390).
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, ressaltou o crescimento da empregabilidade feminina como essencial para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Ele destacou que o Paraná subiu do quarto para o terceiro lugar no ranking nacional em um ano.
“Em 2023, no acumulado de janeiro a outubro, estávamos atrás também do Rio de Janeiro. Este ano superamos em pouco mais de 12 mil novos empregos o estado e pulamos para a terceira posição”, disse. O Rio de Janeiro gerou 68.823 empregos para mulheres em dez meses de 2024.
CAGED – O Paraná acumula um saldo positivo de 163.206 empregos com carteira assinada gerados nos dez primeiros meses de 2024, segundo dados do Caged. O resultado garante ao Estado o terceiro maior volume de contratações formais do Brasil, atrás apenas de estados mais populosos como São Paulo, que gerou 609.153 vagas, e Minas Gerais, com 207.773. No total, 331 municípios registraram mais contratações do que demissões no ano, o equivalente a 83% das 399 localidades
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji