" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />

" class="media-object img-responsive img-thumbnail" />





EVENTO MARCA LANÇAMENTO DOS PROJETOS TURISMO NAS ESCOLAS E PARQUE AO LADO

Projetos visam sensibilizar estudantes sobre o turismo e a preservação ambiental. As iniciativas incluem qualificação de professores, atividades práticas e imersivas em atrativos turísticos e unidades de conservação.

Imagens: Faz. Boa Vista/ Arapoti-PR
Fotos: Sabrina Mendes/Divisão de Turismo. 

A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e a Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) promovem na próxima segunda-feira (02), o evento para a assinatura de cooperação do Projeto Turismo nas Escolas que será firmado entre Estado, Adetur e onze prefeituras da região.


Com início em 2025, a iniciativa prevê que as escolas atuem, inicialmente, com os alunos do 4º ano do ensino fundamental, despertando a reflexão sobre a importância da atividade turística e a valorização dos seus produtos turísticos enquanto fonte de emprego e renda.Por meio do projeto, os professores recebem uma qualificação da secretaria estadual para saber quais são os atrativos existentes na cidade, região e Estado além de compreender os benefícios que a atividade turística pode gerar para a sociedade. Com isso, os docentes fazem trabalhos com os estudantes para que eles conheçam suas próprias regiões e atrativos turísticos e desenvolvam atividades práticas extracurriculares. O conteúdo programático a ser ministrado junto às crianças foi desenvolvido pela SETU Paraná, em parceria com Adetur, Núcleos Regionais de Educação e Prefeituras Municipais da região.

Aderiram ao projeto as prefeituras municipais de Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.


Na ocasião ocorrerá também o lançamento do Projeto Parque ao Lado, idealizado por Letícia Alves e Dennis Hyde, os mesmos responsáveis pela expedição entreparques.br, que tem como objetivo aumentar o conhecimento das comunidades sobre as Unidades de Conservação e estimular a visitação e práticas de conservação e respeito ao meio ambiente. A edição experimental do Projeto foi realizada no dia 02 de outubro de 2024 no Parque Nacional dos Campos Gerais pelo Refúgio das Curucacas em parceria com a Expedição EntreParquesBR. A iniciativa contou com a participação de 40 alunos do 6º ao 8º ano do Colégio Estadual Brasílio Antunes da Silva, que vivenciaram uma experiência imersiva nas Furnas Gêmeas e na Furna Grande, localizadas no Passo do Pupo em Ponta Grossa/PR. A intenção do projeto é estabelecer parcerias para estender o projeto para outras unidades de conservação.


Para Guilherme Forbeck, presidente da Adetur Campos Gerais e proprietário da operadora turística Refúgio das Curucacas, despertar nas crianças e adolescentes o sentimento de valorização do lugar onde vive, permitirá um avanço no processo de implementação de ações e/ou atividades municipais em prol da formação de uma cultura pró-Turismo junto às comunidades e sociedade organizada, que contribuirão no crescimento ordenado da atividade turística.

“Acreditamos que esses projetos trarão excelentes resultados para o turismo dos Campos Gerais a médio e longo prazo. Com certeza, vai refletir no envolvimento das comunidades e no amadurecimento da região como destino turístico de excelência no bem receber e atender os turistas”, destaca Forbeck.



O evento acontecerá no dia 02 de dezembro de 2024, às 14h30, na sede da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa.















Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER