Projetos visam sensibilizar estudantes sobre o turismo e a preservação ambiental. As iniciativas incluem qualificação de professores, atividades práticas e imersivas em atrativos turísticos e unidades de conservação.
Imagens: Faz. Boa Vista/ Arapoti-PR Fotos: Sabrina Mendes/Divisão de Turismo. |
A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e a Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) promovem na próxima segunda-feira (02), o evento para a assinatura de cooperação do Projeto Turismo nas Escolas que será firmado entre Estado, Adetur e onze prefeituras da região.
Com início em 2025, a iniciativa prevê que as escolas atuem, inicialmente, com os alunos do 4º ano do ensino fundamental, despertando a reflexão sobre a importância da atividade turística e a valorização dos seus produtos turísticos enquanto fonte de emprego e renda.Por meio do projeto, os professores recebem uma qualificação da secretaria estadual para saber quais são os atrativos existentes na cidade, região e Estado além de compreender os benefícios que a atividade turística pode gerar para a sociedade. Com isso, os docentes fazem trabalhos com os estudantes para que eles conheçam suas próprias regiões e atrativos turísticos e desenvolvam atividades práticas extracurriculares. O conteúdo programático a ser ministrado junto às crianças foi desenvolvido pela SETU Paraná, em parceria com Adetur, Núcleos Regionais de Educação e Prefeituras Municipais da região.
Aderiram ao projeto as prefeituras municipais de Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.
Na ocasião ocorrerá também o lançamento do Projeto Parque ao Lado, idealizado por Letícia Alves e Dennis Hyde, os mesmos responsáveis pela expedição entreparques.br, que tem como objetivo aumentar o conhecimento das comunidades sobre as Unidades de Conservação e estimular a visitação e práticas de conservação e respeito ao meio ambiente. A edição experimental do Projeto foi realizada no dia 02 de outubro de 2024 no Parque Nacional dos Campos Gerais pelo Refúgio das Curucacas em parceria com a Expedição EntreParquesBR. A iniciativa contou com a participação de 40 alunos do 6º ao 8º ano do Colégio Estadual Brasílio Antunes da Silva, que vivenciaram uma experiência imersiva nas Furnas Gêmeas e na Furna Grande, localizadas no Passo do Pupo em Ponta Grossa/PR. A intenção do projeto é estabelecer parcerias para estender o projeto para outras unidades de conservação.
Para Guilherme Forbeck, presidente da Adetur Campos Gerais e proprietário da operadora turística Refúgio das Curucacas, despertar nas crianças e adolescentes o sentimento de valorização do lugar onde vive, permitirá um avanço no processo de implementação de ações e/ou atividades municipais em prol da formação de uma cultura pró-Turismo junto às comunidades e sociedade organizada, que contribuirão no crescimento ordenado da atividade turística.
“Acreditamos que esses projetos trarão excelentes resultados para o turismo dos Campos Gerais a médio e longo prazo. Com certeza, vai refletir no envolvimento das comunidades e no amadurecimento da região como destino turístico de excelência no bem receber e atender os turistas”, destaca Forbeck.
O evento acontecerá no dia 02 de dezembro de 2024, às 14h30, na sede da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji