Primeira reunião do Comitê do período epidemiológico 2024/2025 aconteceu nesta sexta-feira (22). Ele reúne representantes de 13 secretarias, autarquias e órgãos estaduais, além de 32 instituições parceiras.
Paraná intensifica combate à dengue com Comitê Intersetorial e ações integradas Foto: SESA |
Com o objetivo de fortalecer o combate à dengue e implementar medidas para intensificar a luta contra os vetores das arboviroses, em especial o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira (22), em Curitiba, a primeira reunião do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue do período epidemiológico 2024/2025. O comitê reúne representantes de 13 secretarias, autarquias e órgãos estaduais, além de 32 instituições parceiras.
O encontro foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, 22 de novembro. Durante a reunião, foram apresentados o panorama atual da doença no Estado, o plano de ação e contingência elaborado pela Sesa para a nova sazonalidade, além das iniciativas implementadas em parceria com os 399 municípios do Paraná para reduzir casos e óbitos causados pela doença. Também houve discussões referentes às ações que serão desenvolvidas pelas secretarias e membros parceiros no enfrentamento das arboviroses.
“Precisamos de um alinhamento eficaz e da ampliação das ações conjuntas entre os diversos órgãos do Governo e das entidades da sociedade civil para garantir resultados no combate ao mosquito e, consequentemente, reduzir o número de casos de dengue”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
Entre as principais iniciativas da Sesa estão capacitações e treinamentos, reforço nas ações de campo, mutirões de limpeza nos municípios e campanhas de conscientização para eliminar criadouros do mosquito em ambientes domésticos. Outras estratégias incluem a aplicação de fumacê, atendimento clínico qualificado para os casos suspeitos e medidas inovadoras, como a soltura dos chamados wolbitos – mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia que impede a transmissão do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“A luta contra a dengue é constante e o trabalho do comitê vem para facilitar por meio de diversos membros a integração e o trabalho das equipes nas localidades, nos municípios. Precisamos nos unir para traçar estratégias e ampliar o controle e o combate à dengue e contamos ainda com a participação da população. Os cidadãos são os principais atores no combate à dengue”, destacou a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Andréa Cristina Silva.
A diretora Maria Goretti também ressaltou a importância da atuação da população no combate à doença. “A participação popular é indispensável nessa luta contra o mosquito. Essa é uma responsabilidade compartilhada, e cada cidadão tem um papel fundamental para vencermos essa batalha. Precisamos do engajamento de todos na remoção e eliminação de criadouros. Apenas com a união e o esforço coletivo conseguiremos reduzir os casos de dengue e proteger nossas comunidades”, disse.
NÚMEROS – Dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, mostram que o Paraná já registrou 34.589 notificações da doença, com 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue até a última terça-feira (19). O período passado (2023/2024) o Paraná somou 624.995 casos confirmados e 742 mortes.
COMITÊ – Criado em 2019, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue tem como objetivo implementar ações de forma unificada e intersetoriais de mobilização para a intensificação do combate à doença.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji