PROFESSORA ALDREA DA ESCOLA ROMANA CARNEIRO KLUPPEL JUNTO COM OS ALUNOS REALIZA O PROJETO “PEQUENOS EMPREENDEDORES SUSTENTÁVEIS”.

FOTO: JOSÉ ADÃO/VOZ DO POVO.


O projeto “PEQUENOS EMPREENDEDORES SUSTENTÁVEIS”, da turma do 5º ano b, surgiu da preocupação que os alunos demonstraram durante uma das aulas em que a professora Aldréia, explicava sobre o rápido crescimento da população. Para atender a demanda de alimentos e outros produtos, pois os recursos naturais precisam estar disponíveis para a população, porém devido ao impacto que causamos no meio ambiente para produzir, estes recursos estão acabando.


O consumo mais consciente foi o foco principal do projeto. Temos colocado a nossa satisfação em primeiro lugar, e para que isso seja possível, temos que produzir cada vez mais; são roupas, calçados, celulares, brinquedos e outras coisas que precisamos.

Este consumismo exagerado traz uma série de impactos negativos ao meio ambiente, por isso, é necessário repensar as nossas ações se quisermos ter um futuro neste planeta.


A professora Aldréia junto com os alunos criou uma locadora de brinquedos, com intuito de apresentar o empreendedorismo num olhar sustentável, onde os brinquedos adquiridos são doações daqueles que não os usam mais; evitando que sejam jogados na lixeira comum virem lixo, quando na verdade, deveria ser separado e reciclado.

Por meio da locação dos brinquedos, as crianças podem satisfazer o seu desejo de brincar com um brinquedo “novo”, em um período de tempo, sem a necessidade de comprar brinquedos a todo instante, e depois deixá-lo jogado ou jogar na lixeira de lixo orgânico.


Desta forma contribui-se com meio ambiente. Pois se não há compra, a produção diminui menos recursos são utilizados, menos lixo e menos poluição!

Além disso, a proposta da turma com este empreendedorismo é que seu lucro seja revertido para incentivar ações sustentáveis. Bem como financiar sacolas retornáveis (ecobags), convencendo às suas famílias e outras pessoas, a usar as ecobags e consequentemente a diminuição do uso de sacola plástica; sendo que a sacola plástica é um dos maiores problemas encontrados no meio ambiente.


Para poder informar e conscientizar as pessoas, a turma do 5º ano passou por diversas etapas de aprendizagem: Palestra agro e visita a fazenda, para entender a questão sustentabilidade no campo. Palestra com representante do meio ambiente, para saber das ações realizadas na cidade para cuidar lugar em que vivemos.


Também pesquisaram dentro de suas casas as ações certas e erradas que ainda eram praticadas. Realizaram minipalestras, teatro, apresentação para todas as turmas da escola, bem como para as suas próprias famílias e para completar visitaram os maiores usuários de sacolas da cidade; os donos de supermercados. Nessas visitas, foi sugerido por meio de uma carta, que se faça uma campanha pelo uso das ecobags.


Mas o principal de tudo foi que deixamos uma mensagem: Não importa se somos pequenos ou grandes empreendedores precisamos fazer a nossa parte. É preciso urgentemente mudança de atitude; pois o planeta tem fim!



Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER