Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra aumento de internações entre idosos no AM, GO, MS e SP. Em estados do Nordeste, a maioria das hospitalizações foi causada pela Covid-19
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil |
Cresce o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associada à Covid-19, entre os idosos nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A informação é do mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta sexta-feira (9). Em alguns estados do Nordeste — como Ceará, Pernambuco e Piauí —, apesar de não haver aumento de internações entre os idosos, a maioria das internações registradas nas últimas semanas foi causada pela Covid-19.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc) e do Boletim InfoGripe Tatiana Portella deixa o alerta para que as autoridades de saúde reforcem os cuidados, especialmente nessas regiões.
“Diante desse cenário, fica o alerta para que hospitais e unidades sentinelas de síndrome gripal dessas regiões fiquem atentos, reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo de circulação da Covid-19 nessas regiões. A gente também reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, principalmente nos grupos prioritários, como os idosos.”
A longo prazo, três estados apresentam tendência de crescimento de SRAG: Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na Bahia, o aumento se concentra em crianças e adolescentes de até 14 anos e está relacionado ao rinovírus. Em Minas, o crescimento dos casos de SRAG está associado ao vírus da gripe (influenza) e, no Rio Grande do Sul, à influenza e ao vírus sincicial respiratório (VSR).
Entre as capitais, seis apresentaram sinal de crescimento de SRAG: Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Teresina (PI), e Florianópolis (SC).
Ao longo de 2024 até o fechamento da pesquisa em 3 de agosto, foram notificados 108.657 casos de SRAG. Desses, 48,8% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório e 38,9% negativos. Dentre os positivos, 19,2% são de influenza A; 0,5% de influenza B; 44,1% de VSR; e 17,8% de coronavírus.
Confira outros detalhes no link.
Fonte: Brasil 61
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji