Capal esclarece sobre uso de inseticida prejudicial às abelhas


Em reunião com os representantes dos apicultores de Arapoti/PR, a cooperativa afirma que não utiliza inseticida fipronil.


A Capal recebeu recentemente para uma reunião representantes da Associação dos Apicultores de Arapoti/PR para esclarecer informações a respeito do uso dos defensivos agrícolas nas lavouras que podem causar danos às abelhas.


Durante o encontro, os representantes da associação apresentaram a importância da apicultura na região, além dos números de produção e a notoriedade da prática no cenário nacional.


Outro tema abordado foi a preocupação dos produtores sobre o uso do defensivo fipronil. O produto, de acordo com a entidade que representa os apicultores no município, é prejudicial às abelhas, que têm o seu sistema nervoso afetado ao entrar em contato com a substância química, levando os insetos à morte.


Para o diretor comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro, este é um tema de extrema relevância e digno de toda a atenção, visto que a atividade agrícola também tem a abelha como um agente importante na produção.


“A Capal teve a oportunidade de demonstrar neste encontro o quanto está envolvida nas questões ambientais e que essa preocupação já é discutida e tratada a longa data. O fipronil não é recomendado para essas aplicações e, além disso, levamos em conta a utilização de produtos que não acarretem a morte em massa dos amigos naturais como as abelhas, entre outros, que são necessários ao meio ambiente”, disse Eliel.


Na reunião, Eliel reforçou que a Capal não comercializa insumos para terceiros e que todos os cooperados são 100% atendidos pelo corpo técnico dos agrônomos e, por isso, não há riscos de recomendações ou vendas que vão contra a prática de aplicação ambientalmente correta.


O coordenador regional de Assistência Técnica, Roberto Martins, complementa que o sistema de recomendações técnicas da Capal não permite a indicação desses produtos e que nem o estoque e o faturamento não são contemplados com o defensivo na lista de recomendações da cooperativa.


“Hoje seguimos o que as políticas ambientais orientam. O fipronil é utilizado somente no tratamento de sementes, operação que não afeta as abelhas. Nós só fazemos o que a bula do produto permite, utilizando somente segundo as indicações e validações de bula e registro do produto”, apontou.

Associação de Apicultores

O vice-presidente da associação, Ismael dos Santos Costa, esteve na reunião e destacou que o esclarecimento da Capal foi muito importante para os apicultores.


“Nós tínhamos essa preocupação muito grande com esse produto que estava causando a morte das abelhas e achamos melhor conversar com os profissionais da Capal para saber como esse inseticida estava sendo aplicado. E o que nós vimos durante o encontro é que o fipronil não é mais usado, o que foi de grande alívio para os apicultores”, comentou.


Ismael destacou a recepção da Capal junto aos representantes da associação. “Tivemos um ótimo acolhimento do Roberto e do diretor Eliel, e isso mostrou que a Capal está de portas para nós apicultores. Temos que buscar a realidade com pessoas preparadas como eles. Nós somos a favor que a cooperativa desenvolva um bom trabalho na agricultura e que assim possamos trabalhar juntos”, finalizou o vice-presidente.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER