Em reunião com os representantes dos apicultores de Arapoti/PR, a cooperativa afirma que não utiliza inseticida fipronil.
A Capal recebeu recentemente para uma reunião representantes da Associação dos Apicultores de Arapoti/PR para esclarecer informações a respeito do uso dos defensivos agrícolas nas lavouras que podem causar danos às abelhas.
Durante o encontro, os representantes da associação apresentaram a importância da apicultura na região, além dos números de produção e a notoriedade da prática no cenário nacional.
Outro tema abordado foi a preocupação dos produtores sobre o uso do defensivo fipronil. O produto, de acordo com a entidade que representa os apicultores no município, é prejudicial às abelhas, que têm o seu sistema nervoso afetado ao entrar em contato com a substância química, levando os insetos à morte.
Para o diretor comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro, este é um tema de extrema relevância e digno de toda a atenção, visto que a atividade agrícola também tem a abelha como um agente importante na produção.
“A Capal teve a oportunidade de demonstrar neste encontro o quanto está envolvida nas questões ambientais e que essa preocupação já é discutida e tratada a longa data. O fipronil não é recomendado para essas aplicações e, além disso, levamos em conta a utilização de produtos que não acarretem a morte em massa dos amigos naturais como as abelhas, entre outros, que são necessários ao meio ambiente”, disse Eliel.
Na reunião, Eliel reforçou que a Capal não comercializa insumos para terceiros e que todos os cooperados são 100% atendidos pelo corpo técnico dos agrônomos e, por isso, não há riscos de recomendações ou vendas que vão contra a prática de aplicação ambientalmente correta.
“Hoje seguimos o que as políticas ambientais orientam. O fipronil é utilizado somente no tratamento de sementes, operação que não afeta as abelhas. Nós só fazemos o que a bula do produto permite, utilizando somente segundo as indicações e validações de bula e registro do produto”, apontou.
Associação de Apicultores
O vice-presidente da associação, Ismael dos Santos Costa, esteve na reunião e destacou que o esclarecimento da Capal foi muito importante para os apicultores.
“Nós tínhamos essa preocupação muito grande com esse produto que estava causando a morte das abelhas e achamos melhor conversar com os profissionais da Capal para saber como esse inseticida estava sendo aplicado. E o que nós vimos durante o encontro é que o fipronil não é mais usado, o que foi de grande alívio para os apicultores”, comentou.
Ismael destacou a recepção da Capal junto aos representantes da associação. “Tivemos um ótimo acolhimento do Roberto e do diretor Eliel, e isso mostrou que a Capal está de portas para nós apicultores. Temos que buscar a realidade com pessoas preparadas como eles. Nós somos a favor que a cooperativa desenvolva um bom trabalho na agricultura e que assim possamos trabalhar juntos”, finalizou o vice-presidente.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji