As pessoas com autismo sofrem muito com a queima de fogos de artifício na virada do ano, pois têm uma sensibilidade auditiva muito maior. Os fogos ruidosos podem provocar um enorme desgaste e angústia para essas pessoas e seus familiares.
A sensibilidade sensorial pode causar crises nas pessoas com autismo. “Meu filho João, de 4 anos, quando acorda assustado, que é o caso com o barulho dos fogos, imediatamente entra em crise”, afirma Isabel de Lima Xavier, mãe atípica e presidente da AMAA – Associação das Mães dos Autistas de Arapoti.
Em Arapoti há uma lei que impede o uso, o manuseio, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, bem como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro barulhento.
Além das pessoas com TEA, o barulho dos fogos é nocivo para idosos, bebês e animais.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji