Mais de 36 mil toneladas de grãos de cevada foram colhidas até a última semana nas unidades do Paraná e São Paulo
Condições climáticas favoráveis têm contribuído para a colheita da cevada nas áreas abrangidas pela cooperativa Capal nos estados do Paraná e São Paulo. Os primeiros grãos começaram a ser colhidos no início de setembro e, até a última quarta-feira (27), 80% da área já havia sido colhida. O número deve aumentar para 90% até a metade do mês de outubro.
O plantio da cevada começou em abril, uma das primeiras culturas de inverno. Na safra deste ano, a área plantada foi de 11,3 mil hectares, o que representa o dobro se comparado à safra de inverno de 2022. A expectativa é crescer em área a cada ano, buscando assim atender a demanda para o projeto da Maltaria Campos Gerais.
A produção do grão está concentrada na região Sul, sendo o Paraná o maior produtor de cevada, com cerca de 60% da produção nacional, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral). Além do Paraná, a produção ganhou força nas áreas da Capal em São Paulo.
O Coordenador Regional de Assistência Técnica Agrícola (DAT) da Capal, Roberto Martins, destaca as melhorias deste ano em comparação com a safra do ano passado. “Temos parâmetros a serem comparados. A área plantada, por exemplo, foi bem maior que a anterior e a produtividade nós vamos manter para melhor. Tivemos ainda maior adesão dos produtores que entraram com cevada neste ano. São Paulo teve um aumento significativo, uma área bastante promissora para a cultura da cevada”, aponta.
O Diretor Comercial da Capal, Eliel Magalhães, comenta sobre a escolha dos produtores iniciarem o plantio com a cevada e depois com o trigo. “Os produtores escolheram a cevada como início do plantio e isso ajudou bastante até pela questão operacional. Isso também é preponderante para o nosso projeto da Maltaria”.
“Mesmo que os produtores estejam tendo felicidade em pegar um ano sem grandes problemas climáticos, é preciso amadurecer na questão de cultivo. Nós temos um compromisso com a Maltaria e a nossa proposta é de cumprir. Acreditamos em um crescimento para o próximo ano, lembrando que estamos bem próximos da nossa meta”, acrescenta Eliel.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji