Praça de Pedágio da PR-092 deve mesmo ficar em Quatiguá


A praça de pedágio que a PR-092 ganha virá com a concessão da rodovia à iniciativa privada deve mesmo ficar no município de Quatiguá. É o que indica o governo do Estado com a definição de mais uma etapa do projeto, que delegou ao governo federal as rodovias para o processo de privatização, durante a semana passada.


Segundo detalhamento do governo, a duplicação da PR-092 no trecho entre Jaguariaíva a Santo Antônio da Platina está no lote 2 do pacote – que também prevê a duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina à divisa com São Paulo (Jacarezinho – Ourinhos) e dessa mesma divisa à Cornélio Procópio, passando por Cambará e Andirá.

Na região a duplicação da PR-092 vai beneficiar diretamente os municípios de Wenceslau Braz, Arapoti, Jaguariaíva além de outros municípios do Norte Pioneiro, e todo o tráfego diário que passa pelo trecho, cerca de 6 mil veículos por dia.


Da mesma forma, a duplicação da BR-153 irá beneficiar diretamente os municípios de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, enquanto a duplicação da BR-369 irá beneficiar diretamente Cambará e Andirá.

Além do novo pedágio da PR-092 em Quatiguá, as antigas duas praças de pedágio de Jacarezinho, na BR-153 e BR-369, serão reativadas com o novo pacote, dando aos municípios do Norte Pioneiro então o total de três praças de pedágio no novo formato.


A expectativa é que as obras de duplicação comecem a ser executadas de dois a quatro anos após o início da vigência do novo contrato, que ainda tem projeção de ter tarifas de 20% a 30% inferiores às praticadas no contrato anterior.


PROJETO
A cessão permite à União incluir cerca de 1,1 mil quilômetros de trechos de rodovias estaduais no pacote a ser leiloado, de um total de 3,3 mil quilômetros que ficarão sob a responsabilidade da iniciativa privada pelos próximos 30 anos.

Nos primeiros dois anos, serão realizados serviços de recuperação das rodovias, para que a partir do terceiro ano as obras de duplicação, implantação de novas faixas e outras intervenções comecem efetivamente, somando cerca de R$ 19 bilhões de investimentos nesses lotes e mais de R$ 50 bilhões no projeto todo.


A publicação do edital dos dois primeiros lotes deverá ocorrer no dia 16 de maio, com a disputa do leilão marcada para os dias 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores – é possível que os dois lotes sejam disputados em agosto ou um em cada mês. As novas concessionárias deverão assumir as estradas dos dois primeiros lotes no último trimestre de 2023.

FONTE: TRIBUNA DO VALE:

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