Cooperativas de Arapoti/PR concluem ação do Dia de Cooperar com palestra sobre Autismo

Especialista compartilhou indicações de tratamento e sanou dúvidas com a Associação de Mães de Autistas de Arapoti (AMAA).


Como encerramento das ações do Dia de Cooperar (Dia C) em Arapoti, as Cooperativas Capal, Ceral e Sicredi promoveram uma palestra com a Dra. Fátima Minetto, especialista em transtorno do espectro autista (TEA). A palestra foi voltada à Associação de Mães de Autistas de Arapoti (AMAA) e teve a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, além de outros colégios da cidade.


Na palestra, a especialista explicou sobre o diagnóstico do TEA, compartilhou indicações sobre a adaptação da família e tratamento, e tirou dúvidas das participantes. Para a presidente da AMAA, Isabel Xavier, a iniciativa foi importante e esclarecedora. “Muitas mães não tinham conhecimento sobre o tema, pois os filhos ainda estão em investigação se são autistas, não têm o diagnóstico preciso. A palestrante utilizou uma linguagem acessível e foi muito importante ter essa visão da profissional para que possamos cuidar melhor de nossos filhos”, comenta.


Em julho, mês em que é comemorado o Dia de Cooperar, as três cooperativas realizaram uma programação em prol da AMAA, como piquenique com as crianças atendidas e famílias, doação de brinquedos e panfletagem com materiais de conscientização sobre o TEA. “Foi um momento histórico. As crianças se sentiram muito à vontade e incluídas na sociedade. Algumas mães relataram que seus filhos foram tratados sem preconceito e com igualdade. Foi um dia muito agradável para todos”, lembra Isabel.



Capal realizou ações em todas as suas filiais
Além de Arapoti, a Capal participou do Dia C com ações voluntárias em todas as outras filiais da cooperativa. Algumas iniciativas realizadas foram coleta de sangue, campanhas de arrecadação de livros e itens de primeira necessidade, plantio de árvores, encontros recreativos, entre outras atividades que mobilizaram a população local.

Entre as instituições e entidades beneficiadas com o Dia C neste ano estão o Hospital Amaral de Carvalho (Taquarituba/SP), Casa Lar Menino Jesus (Ibaiti/PR), Asilo São Vicente (Joaquim Távora/PR), Lar dos Idosos (Itararé/SP), APAE (Santana do Itararé/PR) e Colégio São Tomás de Aquino (Wenceslau Braz/PR).

“Alcançamos resultados muito satisfatórios com o Dia C em todos os municípios que têm unidades da Capal. As ações de responsabilidade social são uma amostra de que os princípios do cooperativismo não se refletem somente nos negócios, mas também em diversas frentes de atuação junto com a comunidade”, conclui Ana Cláudia Pereira, assistente de Comunicação e Marketing da cooperativa.


Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER