As brincadeiras e a diversão invadiram a Escola Municipal Romana Carneiro Kluppel, localizada na Vila Romana, nesta sexta-feira (01). Em dois períodos, de manhã e a tarde as crianças se divertiram com as danças e brincadeiras da Festa Junina, O evento envolveu os 435 alunos do 1º e 2º período, a coordenação pedagógica, pais e responsáveis pelas crianças.
A reportagem do Voz do Povo esteve presente no período da tarde, e como sempre a quadra de esportes foi o palco para as crianças se apresentarem. Os professores e coordenadores se esforçaram muito nos dias que antecederam a festa para ensaiar a crianças para que mostrassem o seu melhor para os pais e avós, que não perderam nenhuma apresentação.
Juliana - Foto: José Adão/Voz do Povo |
“Sempre acompanho a programação da escola, como por exemplo, a festa do Dia das Mães e agora a Festa Junina. Essa interação é bem legal da escola, a comunidade e toda família participando. Hoje em dia, na era da tecnologia, as crianças andam com celular e tablete, mas é bom resgatar as cantigas de roda para uma interação de uma criança com a outra”, explicou Dona Alicy mãe da Juliana.
Murilo e Maísa - Foto: José Adão/Voz do Povo |
“Foi super legal e divertido participar com as crianças, onde não foram àquelas músicas que não combinam com as crianças, mas sim as cantigas de roda, esta de parabéns a diretora e professores pelo trabalho que desenvolvem com as crianças, e que faz bem para nossos netos”, citou o avô Sebastião Pinto da silva, que foi ver seus netos Maísa e Murilo dançar.
Além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, a festa junina é uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país.
Portanto, além de ser um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas, esse festejo consiste em uma valiosa fonte para que os professores ensinem conteúdos relativos a diferentes disciplinas, como geografia, história e artes.
Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças. Ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito.
O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permite desenvolver a empatia e a noção de alteridade, bem como a tolerância das crianças.
VÍDEO
IMAGENS: José Adão/Voz do Povo
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji