PREÇO DO LEITE ULTRAPASSA A CASA DOS SEIS REAIS O LITRO EM GRANDES CENTROS JÁ PASSA DOS SETE REAIS O LITRO.



Não dá para negar que o preço de diversos alimentos vem sofrendo escaladas. Mas, desta vez, o preço do leite pegou muita gente de surpresa! O item, essencial na mesa de café da manhã, já passou da casa dos R$ 6 nos grandes supermercados de Arapoti, nos bairros chega a custar mais de R$ 7 em mercearias e padarias.


Apesar de surpreender à primeira vista, o leite e seus derivados já está a alguns meses sendo impactados pela inflação. Em março, por exemplo, o leite já acumulava um aumento de 15% nos últimos 12 meses. E, por ser matéria-prima de outros produtos, laticínios como iogurte, queijos, requeijão e bebidas lácteas também acumulam uma variação bem salgada em seus preços.

O motivo para o aumento está diretamente ligado com o custo de produção da indústria leiteira. Além disso, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia afetou de diversos modos à agropecuária brasileira: o fornecimento de fertilizantes — produto russo — passou a custar mais, afetando plantações e, consequentemente, tornando a alimentação do gado mais cara. E toda essa cadeia afeta em cheio a produção de leite.



Existem também outros fatores que impactam essa indústria, como a energia elétrica e o preço do combustível. Na última sexta-feira (17/6), a Petrobras anunciou um novo aumento para a gasolina, de 5,18%, e para o diesel, de 14,26%.

Todas essas situações resultam em um grande dilema: a produção de leite deixou de ser lucrativa. Ou seja, empresas que pertencem à indústria leiteira estão deixando de produzir o mantimento, então essa escassez também impacta no preço das prateleiras.

Produtos do café da manhã também estão mais caros.


Aliado ao leite, diversos produtos que fazem parte do café da manhã do brasileiro também estão mais caros. Além do café (que acumula alta de 67,53% nos últimos 12 meses), o pão francês e a margarina também estão variando acima da inflação.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER