Dia de Cooperar: CAPAL promove ações de voluntariado em todas as unidades


Pelo segundo ano consecutivo, todas as filiais da Capal Cooperativa Agroindustrial participam ativamente do Dia de Cooperar (Dia C), projeto de responsabilidade social e voluntariado que reafirma os princípios do cooperativismo em todo o país.


Cada unidade vai promover atividades que ofereçam benefícios para a comunidade, como coleta de sangue, ações de conscientização, arrecadação de livros e itens de primeira necessidade, plantio de árvores, encontros recreativos, entre outras iniciativas que mobilizam a população local.

Evento da AMAA em Arapoti.

Na matriz em Arapoti/PR, a CAPAL, em parceria com Ceral e Sicredi, vai realizar diversas ações em prol da AMAA (Associação de Mães de Autistas de Arapoti), fundada em fevereiro deste ano no município. A programação inclui conscientização junto aos pais sobre o transtorno do espectro autismo (TEA), ação de acolhimento às crianças e adolescentes assistidos pela entidade, doação de brinquedos e panfletagem com materiais informativos.



Atualmente, as mães que integram a AMAA se reúnem duas vezes por semana em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Arapoti, no Centro de Referência em Ação Social (CRAS). O objetivo dos encontros é dar apoio aos familiares pós-diagnóstico, garantir os direitos e promover o desenvolvimento dos autistas atendidos. Outra frente de atuação da AMAA é a conscientização sobre o TEA, possibilitando o diagnóstico precoce e reduzindo a desinformação e o preconceito.

O Dia C é oficialmente comemorado no dia 2 de julho, mas algumas unidades da CAPAL já iniciaram suas atividades. No município de Taquarituba/SP, por exemplo, a ação de coleta de sangue resultou em 85 bolsas de sangue para o Hospital Amaral de Carvalho. A iniciativa contou com a parceria do Sicredi.

Campanhas de arrecadação também integram o rol de ações e já estão acontecendo. Durante o mês de junho, a filial da cooperativa em Ibaiti/PR está arrecadando itens de primeira necessidade que serão destinados para a Casa Lar Menino Jesus. A ação do Dia C na unidade de Joaquim Távora/PR está com uma caixa para coleta de leite para o Asilo São Vicente.


As unidades de Santana do Itararé e Wenceslau Braz, ambas localizadas no Paraná, vão comemorar o Dia C com encontros recreativos para as crianças e adolescentes atendidos pela APAE e pelo projeto social do Colégio São Tomás de Aquino, respectivamente. As tardes educativas terão doação de livros, ação com foco em saúde bucal e show com palhaço. Ainda no âmbito da educação, a unidade de Carlópolis/PR vai montar um espaço de leitura no Projeto Irmão Caçula.

O Dia C também se compromete com a reforma e melhoria da infraestrutura de espaços públicos e entidades beneficentes. A ideia é a arrecadação de fundos junto com funcionários, produtores associados e comunidade em geral para financiar as obras. Em Curiúva/PR, o objetivo é a restauração do parquinho infantil da praça Constante Borges, enquanto em Pinhalão/PR, a ação do Dia C visa aprimorar o parquinho do CMEI Tia Júlia, além de arrecadação de brinquedos e entrega no dia da reinauguração do espaço.

Já no Estado de São Paulo, as iniciativas de infraestrutura e melhoria de espaços são voltadas para a reforma do sanitário do Lar dos Idosos em Itararé e a construção de uma praça externa na atual instalação da OSC Bons Amigos, em Taquarivaí. As duas ações são em parceria com o Sicredi. Em Fartura/SP, os voluntários serão mobilizados para realizar o plantio de mudas de árvores no Parque Piscinão, área urbana do município.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 161 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER