Contran libera eixo elétrico para semirreboque de caminhão

Eixo elétrico, que acaba de ser liberado pelo Contran, já está em testes com transportadores. Feito pela Randon, o sistema será vendido ainda em 2022

Contran libera uso de eixo elétrico em semirreboques de caminhões 
Crédito:Randon/Divulgação | Contran libera uso de eixo elétrico em semirreboques de caminhões

O eixo elétrico está autorizado para uso em semirreboques de veículos de carga no Brasil. Nesta terça-feira (17), a aprovação foi feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dessa forma, haverá melhora na eficiência dos caminhões. Isso porque o sistema ajuda a reduzir o consumo de diesel, bem como as emissões de poluentes.


Além disso, haverá aumento do nível de segurança. Afinal, o eixo elétrico funciona como um sistema auxiliar de tração. Porém, o dispositivo não substitui o sistema de tração principal. Ou seja, não há alterações no conjunto convencional de motor e câmbio.

Randon/Divulgação

Da mesma forma, o eixo elétrico gera energia elétrica em frenagens e descidas. Isso porque o sistema funciona como um dínamo. Como resultado, a carreta passa também a ajudar o conjunto a, por exemplo, ter mais força para subir trechos íngremes.


Eixos elétricos já rodam no País
Seja como for, a liberação ocorre uma semana depois de a Randon entregar dois semirreboques elétricos da linha Hybrid R. Os equipamentos vão fazer testes de uso real. Segundo a fabricante, as vendas começam ainda em 2022. A carreta Hybrid R é equipada com o eixo elétrico e-Sys e foi desenvolvido pela Suspensys e pela CTR. Ou seja, divisões do Randon.


Assim, dependendo da aplicação, há grande redução do consumo de diesel. Segundo a Randon, chega a 20%. Evidentemente, isso depende de variáveis como condição de recarregamento das baterias, tipo de pavimento e peso transportado.

Transportadores e embarcadores testam o eixo elétrico e-Sys.
Uma das companhias que recebeu o eixo elétrico da Randon é Tombini. A transportadora presta serviços para a BRF. Assim, o sistema foi instalado em um implemento frigorífico. Segundo a empresa, o conjunto vai trafegar nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


Da mesma forma, a G10 Transportes, que reúne cinco transportadoras, recebeu um semirreboque graneleiro com eixo elétrico. De acordo com a G10, o equipamento vai rodar no Estado do Paraná.

Conforme a Randon, os motoristas que vão trabalhar com os caminhões atrelados a esses semirreboques receberam treinamento específico. O curso foi ministrado no CTR.


Seja como for, nesta etapa de utilização, os times de engenharia e pesquisa monitoram o comportamento dos semirreboques. De acordo com a empresa, esses implementos vão rodar por um período de 30 dias.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER