PRESIDENTE DA CAMARA DE ARAPOTI, EDILSON CORSINI, VISITA CANIL MUNICIPAL EM CASTRO NA ESPERANÇA DE IMPLANTAR O MESMO MODELO EM NOSSO MUNICÍPIO.


O Presidente da Câmara de Arapoti, Edilson Corsini (UNIÃO), esteve nesta quarta-feira (20) em Castro para conhecer o Canil Municipal, um sistema modelo na região dos Campos Gerais no atendimento a cães de famílias carentes ou que moram nas ruas. Também acompanharam a visita o Assessor Jurídico, Eduardo Chaowiche, e a Diretora da Câmara, Gislaine Dacal.

A visita técnica foi conduzida pelo Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Paulo Nocera, pelo diretor geral Vinícius Gustman, e pela protetora dos animais que coordena o Canil, Mariane Urbanski.



O Canil de Castro conta com amplas instalações que podem atender até 60 cães, com castrações, vacinação, chippagem, tratamento veterinário e isolamento em casos especiais. O atendimento e seleção dos animais atendidos é feito por meio de convênio com pessoas da comunidade que realizam trabalho de proteção, por meio de ONGs ou individualmente. O Canil foi implantando na gestão do ex-prefeito Moacyr Fadel.

"Queremos conhecer alternativas e soluções de sucesso, que funcionam na prática e que podem ser implantados em nosso município", disse o Presidente da Câmara, Edilson Corsini. "Os cachorros nas ruas são um problema de saúde pública, pois existe o risco da transmissão de várias zoonoses. Portanto precisamos correr atrás para resolver o problema. Castro é um modelo que vamos apresentar ao Prefeito Irani Barros, e a Câmara será parceira na busca de recursos".

"Um Canil Municipal é um sonho para nós protetores dos bichinhos, pois estamos vendo todo o tratamento e alimentação que eles recebem aqui", disse Gislaine Dacal, que abriga e alimenta 48 cachorros com recursos próprios e doações. "Estimamos que Arapoti tenha cerca de cinco mil cães nas ruas".


O Secretário de Infraestrutura, Paulo Nocera, explica que os cães permanecem no Canil apenas o tempo de realização do tratamento, para dar lugar a outros animais. "O município de Castro criou um ambiente para que as entidades de proteção animal possam trazer os cachorros para atendimento veterinário e depois sejam devolvidos ao seu local de origem. Os cães que não tem casa, são colocados para adoção com fotos nas nossas redes sociais.






Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER