A análise feita pela ONG Todos Pela Educação levou em conta o aprendizado das crianças de 6 a 7 anos, nos anos de 2019 a 2021

Arte / Metrópoles
Um levantamento feito pela ONG Todos pela Educação, divulgado nesta terça-feira (8/2), apontou que o número de crianças entre 6 e 7 anos que não aprenderam a ler e escrever chegou a 2,4 milhões e aumentou mais de 65% durante a pandemia. Em 2021, quase metade das meninas e meninos nessa idade não sabiam ler nem escrever.
O método de análise usado pela ONG foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os questionários, contudo, foram respondidos por pais e responsáveis.
PUBLICIDADE.
a cada 25 crianças, seis não sabiam ler nem escrever em 2019; a cada 25 crianças, oito não sabiam ler nem escrever em 2020; a cada 25 crianças, 10 não sabiam ler nem escrever em 2021.
As crianças declaradas como negras ou pardas são a maior parte das que não sabiam ler na respectiva idade, em 2021. Entre as negras, 47,4% não sabiam ler nem escrever, enquanto as pardas somavam 44,5%. Já entre as crianças brancas que não sabiam ler e escrever, a soma chegou a 35,1%.
De acordo com a ONG Todos pela Educação, a brusca queda no aprendizado se deu, principalmente, pela chegada da pandemia ao Brasil, o que ocasionou o fechamento e a adaptação das unidades de ensino à modalidade remota.
FONTE:METRÓPOLES
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji