Programa CastraPet Paraná percorre 17 cidades em novembro; confira a agenda

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná inicia as atividades de novembro no município de Japira, nesta sexta-feira. No total, 2.784 cães e gatos são esperados para o procedimento de castração gratuita.

CastraPet Paraná percorre 17 cidades em novembro; confira a agenda - Foto: SEDEST

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) inicia as atividades deste mês nesta sexta-feira (05) em Japira, no Norte Pioneiro. Até o final do mês, mais de 2.700 pets são aguardados em 17 municípios para receberem o procedimento gratuitamente.

No mês passado, 884 animais foram atendidos pelo programa em sete cidades. O CastraPet Paraná é um programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras municipais. Somadas as duas fases programa, foram investidos R$ 4,9 milhões para atender 125 municípios. Até o momento, 7.474 animais foram atendidos pelos veterinários do CastraPet Paraná.

“Este é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destaca o secretário da pasta ambiental, Márcio Nunes.


É importante que os tutores respeitem a orientação de jejum absoluto (comida e água) do animal antes da cirurgia, por pelo menos oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.

Além disso, após o procedimento, o tutor recebe orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação. Os pets recebem, ainda, um microchip que contém dados para identificação no caso de fuga ou roubo do animal.

COMO PARTICIPAR – Os cidadãos interessados devem entrar realizar uma inscrição junto à prefeitura. Devido ao número limitado de vagas, as condições de participação variam de acordo com o critério estabelecido pela administração municipal.

Confira as datas do CastraPet neste mês:

- Japira (dia 05)

- Sapopema (dias 08 e 09)

- Ventania (dias 09 a 11)

- Curiúva (dias 11 e 12)

- Santo Antônio da Platina (dias 12 a 14)

- Candói (dias 14 e 15)

- Guapirama (dia 16)

- Conselheiro Mairinck (dia 17)

- São Jorge d’Oeste (dias 17 e 18)

- Quatiguá (dia 18)

- Carlópolis (dia 19)

- Renascença (dias 20 e 21)

- Wenceslau Braz (dia 20)

- Sengés (dia 21)

- Capitão Leônidas Marques (dias 23 e 24)

- Salto do Lontra (dias 26 e 27)

- Planalto (dias 29 e 30)

Postar um comentário

2 Comentários

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER