Os paranaenses consumiram 8% mais energia no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2020, alcançando 7.728 GWh (gigawatt-hora) entre julho e setembro de 2021. Esses dados reafirmam a forte retomada econômica no Paraná, impulsionada especialmente pelos segmentos industrial e comercial, segundo o relatório da área financeira da Copel divulgado nesta sexta-feira (22).
O terceiro trimestre confirma um movimento que vinha do primeiro semestre. Nos nove primeiros meses do ano, o aumento foi de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 23.719 GWh de energia comercializada.
Este é o resultado do chamado “mercado fio” da Copel, que inclui tanto a energia fornecida a consumidores cativos atendidos pela Copel Distribuição, quanto consumidores livres – empresas com demanda maior que 500 kW (kilowatts) que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no ambiente livre.
A maior alta na venda de energia foi observada nos setores industrial e comercial, entre os clientes do mercado livre, ou seja, empresas de maior porte. O consumo de energia neste segmento subiu 17% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020. Ao longo dos primeiros nove meses de 2021, o crescimento foi de 18,9%, em relação ao mesmo período do ano passado.
No mercado cativo da Copel, o consumo de energia aumentou 3,4% na comparação entre o terceiro trimestre de 2021 e o de 2020. A principal alta, neste caso, foi do setor comercial, que elevou o consumo de energia entre os dois períodos em 5%. O setor industrial, no mercado cativo, apresentou alta de 0,2% no mesmo período. O segmento residencial aumentou em 3,3% e o rural, 2%.
Do total de energia vendida no mercado cativo, a classe comercial comprou 20,8%. Isso é reflexo da retomada gradual da atividade comercial, especialmente nos setores varejista e de alimentação, por conta dos resultados da vacinação contra a Covid-19 no Paraná.
Esta classe possui cerca de 419.800 clientes no Estado e consumiu 954 GWh no terceiro trimestre deste ano. Já o segmento industrial do mercado cativo representou 12,5% do consumo total de energia do trimestre.
A Copel possui 4 milhões de consumidores residenciais (de um total de cerca de 4,9 milhões de clientes). Esse segmento representou 42,2% do total do consumo de energia do mercado cativo da Copel no terceiro trimestre de 2021. O consumo médio mensal dos clientes residenciais teve alta de 0,3% nos últimos três meses, em relação ao mesmo período de 2020, alcançando 161 kWh/mês por unidade consumidora, em média.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji