Todos os anos, desde 2015, em 1º de outubro, o mundo se reúne para celebrar o café e reconhecer milhões de pessoas em todo o mundo que trabalham duro para criar e servir essa bebida que tanto amamos, o café!
Você já deve ter celebrado o Dia Internacional do Café em 14 de abril ou o Dia Nacional do Café em 24 de maio aqui no Brasil.
|CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE|
Mas em 1º de outubro de 2015 a OIC (Organização Internacional do Café) – a principal organização intergovernamental a serviço do café que reúne governos de países exportadores e importadores para pensar os desafios do setor cafeeiro mundial através da cooperação internacional – instituiu-se o Dia Internacional do Café para celebrar globalmente a jornada do café das fazendas produtoras até a sua xícara.
O café nunca foi tão popular, com uma estimativa de cerca de 3 bilhões de xícaras consumidas todos os dias no mundo todo! E esse número continua crescendo.
O café é uma das bebidas mais amadas do mundo!
Embora seja um momento de celebração, a data também pede uma reflexão para continuar melhorando o futuro do café.
Atualmente, apesar da demanda crescente de café, os preços que os produtores recebem hoje estão defasados, ameaçando o meio de subsistência de diversos cafeicultores do mundo e suas famílias.
A crise dos preços é causada pelo excesso de oferta global de café (devido a um aumento da produção agrícola que causou um superávit de café nos últimos dois anos). Esse excesso de oferta diminui o preço que o mercado paga para os agricultores e ao mesmo tempo o custo da produção vêem aumentando e desta forma a conta não fecha.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji