Cia. Do Abração apresenta Mostra Teatral em Arapoti

O projeto cultural TEATROCANO NOS ARES DOS PARANARES irá apresentar três espetáculos premiados e uma oficina teatral de forma online e gratuita


O projeto TEATROCANDO NOS ARES DOS PARANARES, que conta com premiados espetáculos da Cia. do Abração, fará uma difusão de Mostra de espetáculos, através do formato online, dirigidos ao público de crianças de todas as idades, em três apresentações virtuais em Arapoti, entre os dias 16 e 19 de setembro de 2021. O projeto é incentivado pela Copel por meio do PROFICE.

| continua depois da publicidade |



A Mostra Teatral é composta pelos premiados espetáculos da Cia. Do Abração: Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu, Sonho de Uma Noite de Verão e O Mágico de Oss, além de promover, também, uma oficina teatral direcionada a professores e interessados.

A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que o objetivo principal é fomentar o teatro para crianças no Estado do Paraná, através da difusão de espetáculos, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de debates com público e artistas locais, através de chat interativo e oficinas teatrais, sobre este assunto, visando à formação de plateias.

“Além disto, TEATROCANDO NOS ARES DOS PARANARES almeja enriquecer a articulação de pensamento e produção cultural, através do teatro”, disse a diretora. Neste ano, o teatro teve que se adaptar, indo até o seu público, de forma virtual. Porém, estão previstas apresentações transmitidas ao vivo, com interações do público, através de chats. Também está prevista a tradução em libras, como forma de possibilitar o acesso a pessoas com deficiência auditiva.

Heloisa Giovenardi, proponente deste projeto, quer também valorizar os 20 anos de experiência dedicados à pesquisa e produção de espetáculos dirigidos à criança da Cia. do Abração, que lança em sua arte um novo olhar sobre a criança e a compartilhando com o público e artistas paranaenses.

“Sentimos a necessidade de pilotar esta iniciativa, propondo este espaço de troca, mantendo uma pesquisa contínua sobre o assunto, criando um panorama da arte paranaense dirigida à criança e, também, atuando na formação de novas plateias, que estejam capacitadas a desenvolver discernimento e critérios avaliativos em relação à obra teatral”, finalizou a proponente do projeto.

Para a prefeitura de Arapoti, o projeto traz muitos benefícios para a população da região. “Ficamos muito felizes pela nossa cidade ser escolhida para execução do projeto, é uma grande oportunidade de apoiar no desenvolvimento de ideias criativas no setor cultural, além de levar a cultura e a arte mais próxima das pessoas. Com certeza serão momentos de muito encantamento, esperamos que com a realização do projeto as pessoas consigam perceber cada vez mais a importância da arte em suas vidas. Que possamos sempre ser parceiros na realização de momentos relevantes como esses”, revela Alex Corrêa Furtuoso, Chefe da Divisão de Cultura de Arapoti.

A Mostra também esteve em Matinhos, de 09 a 12 de setembro, Marialva, de 13 a 16 de setembro e estará em outras duas cidades do Paraná: Moreira Sales, de 23 a 26 de setembro, e Palmas, de 27 a 30 de setembro.

Os espetáculos da Cia do Abração que serão apresentados são os seguintes:


SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
No Sonho de Uma Noite de Verão, adaptado pela Cia. do Abração, quatro velhinhos, contadores de estórias, a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a estória dos encontros e desencontros de dois casais.

https://vimeo.com/366356754 - teaser
https://vimeo.com/366150812 - teaser com narração
https://drive.google.com/drive/folders/1YpBuNyF38V4SCT9UHpXW2Qq5wBEu_nKP?usp=sharing - fotos



UM MUNDO DEBAIXO DO MEU CHAPÉU
No espetáculo, três contrarregras sonhadores brincam com a imagem de Carlitos abordando temas como a generosidade e a responsabilidade social. Apresentar esse ícone para crianças de hoje é como abrir portas para um novo jeito de caminhar, um jeito meio desengonçado, ingênuo, verdadeiro e cheio de esperança, combatendo o que não nos faz bem com o que mais simples existe: sendo humano.

https://drive.google.com/file/d/0BwQhwFAeXS2kZlV5TG51aTRxOE0/view?usp=sharing&resourcekey=0-6f2UBG94DV_VpqfnbQ-e3g – fotos



O MÁGICO DE OSS
A releitura do clássico "O Mágico de Oz", para ressaltar temas como a construção da identidade e o caminho a se trilhar em busca da sabedoria e de reconhecimento das ações para a valorização de virtudes humanas. Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem para encontrar o único que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS, o único capaz de dar um cérebro, um coração, coragem e o caminho de volta para casa. Porém, em nossa história, toda esta viagem, todos estes encontros, tudo foi apenas projeção do subconsciente de Doroti que, com a viagem, transcendeu suas fraquezas e conquistou virtudes.

(8) Teaser - O Mágico de OSS - YouTube - teaser
https://drive.google.com/drive/folders/1RvYfxMVLA0W_94UgLApIaU4Tyc72iW4V?usp=sharing - fotos



SERVIÇO
CIDADE: Arapoti (de 16 a 19/09)

ESPETÁCULOS:
Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu, dia 17 de setembro, às 19h
Link da transmissão - https://youtu.be/1TCrleko2yU
Sonho de Uma Noite de Verão, dia 18 de setembro, às 19h
Link da transmissão - https://youtu.be/A5QTSz-f4F0
O Mágico de Oss, dia 19 de setembro, às 19h
Link da transmissão - https://youtu.be/5ZDRBvGtYOM
OFICINA: Dia 16/09, das 10h às 12h
ACESSO: GRATUITO.

OS LINKS DE ACESSO ESTARÃO DISPONÍVEIS TAMBÉM NO BLOG DO PROJETO https://teatrocandoparana.blogspot.com, A PARTIR DO DIA 01/09 E TAMBÉM DISPONIBILIZADOS, ATRAVÉS DA PREFEITURA LOCAL.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER