CAPAL comemora 12 anos de atuação em Taquarituba/SP e ressalta modelo de gestão guiado pelo cooperativismo

Unidade atende diversos municípios da região, em um raio de 100 km, totalizando mais de 500 cooperados 

A unidade da Capal Cooperativa Agroindustrial de Taquarituba, município no sudoeste de São Paulo, completa 12 anos de atendimento aos produtores rurais da região. No total, é realizado o acompanhamento e assistência técnica agropecuária de mais de 500 cooperados, o que inclui propriedades em cidades mais afastadas, compreendendo um raio de até 100km.

| CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE |



A chegada da CAPAL em Taquarituba está historicamente ligada à incorporação da cooperativa Coreata, em 2009, consolidando o seu plano de expansão em regiões com significativo potencial de produtividade. Em 2010 já aconteceu a ampliação com a construção da segunda unidade, esta preparada para armazenagem de grãos no modelo de estrutura adotado pela Capal. 

Atualmente, a CAPAL de Taquarituba emprega 103 colaboradores e está presente no município com duas filiais, ambas de fácil acesso. 

Uma delas está no centro urbano, onde fica a administração e a loja para a venda de insumos e demais produtos. A outra unidade está localizada na zona rural, onde abriga em seu extenso pátio diversos silos e secadores de última geração. A capacidade de armazenamento é de 100 mil toneladas de grãos. 

Em 2019 aconteceu uma grande ampliação da estrutura de armazenagem com a construção de cinco silos-pulmão, um armazém graneleiro, um secador, uma balança rodoviária, um sistema de expedição de grãos com balança de fluxo e uma área de apoio para os motoristas.

Princípios cooperativistas

A gerente da unidade, Joana Rocha, comemora o reconhecimento da filial como uma referência na região, ressaltando o modelo de gestão da CAPAL, pautado pelos valores cooperativistas.  

Além da segurança dos colaboradores e investimento na infraestrutura da unidade, ela destaca como diferencial o tratamento igualitário aos cooperados. “O cooperativismo de verdade torna possível manter os pequenos produtores, então um de nossos princípios é o atendimento seguro e profissional a todos os nossos associados, de uma forma que o pequeno possa trabalhar com os mesmos recursos, informações e tecnologia que um médio ou grande produtor consegue”, diz Joana. 

Nas lavouras, os agrônomos realizam o acompanhamento técnico de todo o ciclo, desde programação da safra, a semeadura até a colheita. Já quanto à produção leiteira, o trabalho de assistência é focado na nutrição animal e na qualidade do leite. Em todos os segmentos os benefícios para os cooperados são inúmeros e se estendem até a distribuição das sobras, que retornam proporcionalmente ao final de cada exercício. “Esta é outra prática exemplar fomentada pela lógica do cooperativismo e que providenciamos não só em Taquarituba, mas em todas as unidades da CAPAL”, finaliza.

  | PUBLICIDADE |


Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,3 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 750 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER