Secretário de Educação fala sobre retorno das aulas municipais


A Câmara de Arapoti realizou nesta manhã (13) reunião entre vereadores e o Secretário de Educação, José Carlos de Carvalho, para debater o retorno das aulas municipais. O encontro foi convocado através de requerimento 134/2021, de autoria dos vereadores Dikinho (PODEMOS), Lelo Ulrich (PSD) e Luciano Vavá (PSL). O vereador Professor Jean (SD) conduziu a reunião que também contou com a presença do Presidente da Casa, Edilson Corsini (DEM), dos vereadores autores da convocação, Vavá e Lelo, e de forma virtual, do vereador Maicon Pot (SD). Também acompanharam a reunião a equipe da Secretaria de Educação.


O Secretário de Educação anunciou o cronograma de retorno das aulas municipais, que deve começar com a volta do 4º e 5º ano no dia 09 de agosto. Posteriormente, no dia 23 de agosto retorna o 3º ano; 30 de agosto, o 2º ano; e no dia 08 de setembro, finalmente o 1º ano. Já os menores retornam no dia 13 de setembro, o G5, e no dia 20 de setembro, o G4. “Lembrando que o retorno é gradativo, inicialmente com 50% dos alunos. A escola irá avisar os pais quais os alunos que irão presencialmente, e quais as atividades serão desenvolvidas com os alunos que ficarem em casa. O início das aulas também levará em conta a estrutura de cada escola, para garantir o distanciamento dos alunos”.


O vereador Lelo Ulrich falou que é favorável a volta às aulas, porém expressou sua preocupação com o aumento da transmissão da doença. “Acredito que os protocolos serão rígidos e que serão seguidos. Mas o retorno das aulas só deveria acontecer se a 2ª dose da vacina fosse adiantada para todos os profissionais da educação, professores, merendeiras, faxineiras, e a imunização concluída para garantir a saúde. Caso contrário, o retorno das aulas deveria ser adiado para garantir segurança”, disse. “Já estamos próximos da 2ª dose para estes profissionais, não vale a pena arriscar”.

O Professor Jean lembrou que além de dar aulas na rede municipal, também é professor na rede privada. “As aulas nas escolas particulares já voltaram respeitando os protocolos e cuidados, e está caminhando bem”, falou. “Muitos me perguntam sobre o retorno, mas temos várias incertezas. A melhor forma é reunir a equipe da educação para debater e tirar as dúvidas da população e buscar soluções em conjunto. Espero que tenhamos um retorno seguro para todos”.

O Presidente da Casa, Edilson Corsini, perguntou como será feito o transporte escolar e quais os cuidados serão adotados. Em resposta, o Secretário lembrou que o transporte é uma grande preocupação, principalmente com a higienização e ventilação nos dias de frio. “Os motoristas estão sendo orientados a realizar a higienização do veículo, internamente, todos os dias, ao fim do transporte”, explicou. “Outro ponto é que o transporte será ofertado apenas aos alunos, não podendo ter ‘caronas’. Quanto menos pessoas no veículo, maior a segurança de todos”.


O vereador Maicon Pot (SD) acompanhou a reunião de forma online e parabenizou o Secretário pelo serviço frente à educação, principalmente na elaboração do protocolo de retorno das atividades escolares. “Tem meu total apoio na volta as aulas, pois sabemos do atraso da educação frente à pandemia. Sabemos da importância dos cuidados de prevenção, mas também precisamos urgentemente voltar o ensino a todos os alunos da rede municipal”, ressaltou.

Fonte: Câmara Municipal

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER