ARAPOTI - CAPAL: vaca holandesa de cooperado recebe pontuação máxima e inédita no Brasil

Outros quatro associados figuram entre os maiores produtores de leite do Brasil, segundo levantamento da MilkPoint


A Halley Ruivinha Doorman 538 TE, do criador e cooperado da CAPAL, Pedro Elgersma, conseguiu o feito de ser a primeira vaca do Brasil a ser classificada com a pontuação máxima Ex97, que representa excelência e perfeição morfológica em animais adultos produtores de leite. No mundo, a vaca é a primeira da raça Doorman a ser reconhecida com tal distinção.


Na última semana, todos os membros da família Elgersma, incluindo os filhos Ronald e Nico, foram recepcionados em um evento de solenidade na matriz da Capal Cooperativa Agroindustrial. “É uma honra muito grande receber este reconhecimento e poder abrir a porteira para outros criadores do nosso País”, comemora Ronald.

Na premiação, estiveram presentes os diretores da CAPAL, autoridades políticas e representantes da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), órgão responsável pela avaliação.

“Eu conheço o Pedro desde menino, jogamos muita bola juntos. Se um jogo não ia muito bem, ele sempre queria fazer melhor. Ele era assim não apenas nos esportes, mas também nos negócios. É um excelente produtor e ensinou muito bem os filhos, está deixando um grande legado. Em nome da Capal, meus parabéns a toda a família Elgersma”, declarou o presidente da cooperativa, Erik Bosch.

| CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE |



O evento também contou com a participação do prefeito de Arapoti, Irani Barros, que ressaltou a importância do agronegócio como motor para a geração de emprego e renda na região. “Esta premiação não é sorte, é o resultado de um trabalho insistente e profissional. Parabenizo ao senhor Pedro e aos seus filhos por buscarem essa excelência”, disse o prefeito.

A honraria foi entregue pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortiguara. “Receber este prêmio inédito é um orgulho para a família, para Arapoti e para o Estado do Paraná, que é o segundo maior produtor de leite do País. Esta é uma comprovação de que estamos evoluindo geneticamente, sanitariamente e na qualidade do leite.”

Excelência em produção leiteira

Quando o assunto é qualidade e produtividade, a CAPAL é referência. Quatro cooperados foram listados entre os maiores produtores de leite do Brasil em um levantamento realizado pela MilkPoint referente ao ano de 2020. São eles: William Ferdinand van der Goot, Jan e Marika Salomons, Marius Cornelis Bronkhorst e Wilko Laurens Verburg.

O documento ainda sublinha a região dos Campos Gerais do Paraná como uma das mais importantes bacias leiteiras do Brasil e destaca que as quatro fazendas de Arapoti ranqueadas produziram 27,44 milhões de litros de leite no ano passado, o que representa 3,25% da produção total das fazendas presentes no levantamento.


Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,3 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 750 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER