Outros quatro associados figuram entre os maiores produtores de leite do Brasil, segundo levantamento da MilkPoint
A Halley Ruivinha Doorman 538 TE, do criador e cooperado da CAPAL, Pedro Elgersma, conseguiu o feito de ser a primeira vaca do Brasil a ser classificada com a pontuação máxima Ex97, que representa excelência e perfeição morfológica em animais adultos produtores de leite. No mundo, a vaca é a primeira da raça Doorman a ser reconhecida com tal distinção.
Na última semana, todos os membros da família Elgersma, incluindo os filhos Ronald e Nico, foram recepcionados em um evento de solenidade na matriz da Capal Cooperativa Agroindustrial. “É uma honra muito grande receber este reconhecimento e poder abrir a porteira para outros criadores do nosso País”, comemora Ronald.
Na premiação, estiveram presentes os diretores da CAPAL, autoridades políticas e representantes da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), órgão responsável pela avaliação.
“Eu conheço o Pedro desde menino, jogamos muita bola juntos. Se um jogo não ia muito bem, ele sempre queria fazer melhor. Ele era assim não apenas nos esportes, mas também nos negócios. É um excelente produtor e ensinou muito bem os filhos, está deixando um grande legado. Em nome da Capal, meus parabéns a toda a família Elgersma”, declarou o presidente da cooperativa, Erik Bosch.
| CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE |
O evento também contou com a participação do prefeito de Arapoti, Irani Barros, que ressaltou a importância do agronegócio como motor para a geração de emprego e renda na região. “Esta premiação não é sorte, é o resultado de um trabalho insistente e profissional. Parabenizo ao senhor Pedro e aos seus filhos por buscarem essa excelência”, disse o prefeito.
A honraria foi entregue pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortiguara. “Receber este prêmio inédito é um orgulho para a família, para Arapoti e para o Estado do Paraná, que é o segundo maior produtor de leite do País. Esta é uma comprovação de que estamos evoluindo geneticamente, sanitariamente e na qualidade do leite.”
Excelência em produção leiteira
Quando o assunto é qualidade e produtividade, a CAPAL é referência. Quatro cooperados foram listados entre os maiores produtores de leite do Brasil em um levantamento realizado pela MilkPoint referente ao ano de 2020. São eles: William Ferdinand van der Goot, Jan e Marika Salomons, Marius Cornelis Bronkhorst e Wilko Laurens Verburg.
O documento ainda sublinha a região dos Campos Gerais do Paraná como uma das mais importantes bacias leiteiras do Brasil e destaca que as quatro fazendas de Arapoti ranqueadas produziram 27,44 milhões de litros de leite no ano passado, o que representa 3,25% da produção total das fazendas presentes no levantamento.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,3 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 750 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji