COVID-19 – PESSOAS COM COMORBIDADES SERÃO VACINADAS EM NOVA ETAPA DO PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO



De acordo com o Plano Nacional de Imunizações, a vacinação contra Covid-19 entra numa nova fase, contemplando o grupo prioritário de pessoas com comorbidades - indivíduos que têm alguma doença ou agravo prévio, tornando-as mais vulneráveis às complicações da doença.

Em Arapoti, a Secretaria Municipal de Saúde, visando organizar o processo de vacinação, estabeleceu a necessidade de apresentação de um formulário, que dever ser datado, assinado e carimbado por médico ou enfermeiro, onde constará as comorbidades que acometem a pessoa a ser vacinada. Esse documento está disponível nas Unidades de Saúde e Clínicas Particulares do município e também pode ser obtido através do link:


A lista de comorbidades consideradas prioritárias para vacinação foram definidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e podem ser conferidas através do link:

Como funcionará - A priorização da vacinação acontecerá, em todo o país, da seguinte forma:

Fase 1 - Serão vacinadas:
- Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos.
- Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos.
- Puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos.
- Pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades.
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

*A vacinação para gestantes com comorbidades está suspensa por ordem da Anvisa.

Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.

Esse esquema de vacinação pode ser conferido com mais detalhes pelo link:

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER