A Prefeitura Municipal de Arapoti, através da Secretaria de Agricultura, auxilia os pequenos produtores rurais na correção do solo de suas propriedades com suporte técnico para análise do solo, transporte e aplicação de calcário.
A acesso esses serviços é restrito a pequenos produtores rurais enquadrados como agricultores familiares. Além disso, precisam possuir CAD/PRO e estarem dispostos a implementar técnicas adequadas de manejo de solo, conforme orientação dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Instituto de Desenvolvimento Rural (Emater).
“A aplicação do calcário é importante para corrigir o PH do solo, diminuir a acidez, fornecer cálcio e magnésio para as plantas, estimular o crescimento radicular de forma que haja melhora no aproveitamento dos nutrientes, resultando em aumento da produtividade”, explica o chefe da divisão Agrícola, Flávio Oliveira.
Até o momento, oito produtores rurais já foram atendidos e outros oito estão aguardando a coleta de amostras de solo ou laudo emitido pelo laboratório comprovando a necessidade do corretivo.
Como funciona - O produtor deve requisitar a análise do solo na secretaria de Agricultura, que se responsabiliza pelo recolhimento do material e encaminhamento ao laboratório de escolha do produtor, que é responsável pelas despesas laboratoriais. Constatada a necessidade, o produtor deve adquirir o calcário, que será buscado pela Prefeitura no local da venda e levado até a propriedade rural. Cada produtor tem direito a uma viagem por ano.
Caso o uso de máquinas da Prefeitura para aplicação do material seja necessário, o produtor rural deve realizar o agendamento na Secretaria de Agricultura e realizar o pagamento das horas máquinas necessárias.
Serviço – Pequenos produtores rurais que necessitem de serviços prestados pela Secretaria de Agricultura podem procurar as salas 09 e 10 do Centro Administrativo Municipal (antigo Inpacenter) ou entrar em contato através do telefone: (43) 3512-3151
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji