CAPAL: unidade de Fartura/SP completa 6 anos de bons resultados em produtividade

Modelo de gestão e compromisso com valores cooperativistas garantiram a confiança dos produtores rurais da região


A unidade da Capal Cooperativa Agroindustrial localizada no município de Fartura, sudoeste de São Paulo e população de 16 mil habitantes, segundo o último Censo, completa nesta semana seis anos de atendimento, fornecimento de produtos e assistência técnica especializada aos cooperados, que hoje soma o total de 134 produtores rurais.

A unidade gera 10 empregos diretos e realiza atendimento a outros seis cidades da redondeza: Taguaí, Sarutaiá, Piraju, Timburi, Manduri e Bernardino de Campos.


A cafeicultura é o principal atrativo entre as atividades agrícolas praticadas na região, que também se destaca pela cultura de soja, milho, pecuária leiteira e de corte.

Nestes seis anos, é comprovado que a produtividade abundante corresponde ao nome da cidade: em média, a unidade da CAPAL em Fartura reúne a colheita de 37 sacas por hectare de café no ano, uma quantidade equilibrada e proporcional à área e ao número de cooperados atendidos no município.

Para a safra 2020/21, as expectativas são positivas. “Alguns produtores rurais já iniciaram a colheita nas últimas semanas, e as condições indicam que teremos bons resultados neste ano, principalmente pela cotação favorável da saca no mercado”, prevê Claudinei Vieira, gerente regional da cooperativa.

Na loja de Fartura, os insumos agrícolas e suplementos animais são os produtos mais procurados, além da ala veterinária, com serviços de assistência técnica profissional, comercialização de medicamentos e produtos veterinários.

Segundo Claudinei, a instalação da CAPAL em Fartura conquistou a confiabilidade dos produtores locais porque os valores cooperativistas são tratados com seriedade e compromisso.

“O modelo de gestão, o investimento em novas tecnologias e os princípios bem alicerçados da cooperativa garantiram mais segurança aos nossos cooperados, que, aos poucos, passaram a corresponder a nossas iniciativas internas, como a participação ativa nas assembleias, por exemplo. Em termos de agronegócio, a CAPAL trouxe uma proposta diferente para Fartura e enxerga um cenário bastante promissor na região”, finaliza.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,2 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 734 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER