COMÉRCIO DE ARAPOTI NÃO AGUENTA MAIS FICAR SEM AS VENDAS, QUEBRADEIRA É O QUE ELES MAIS TEMEM.

 


Os Comerciantes de Arapoti não estão pedindo somente a reabertura do comercio não essencial, estão pedindo ao prefeito um reforço na fiscalização das aglomerações e situações propícias à contaminação do coronavírus.

Oração pelas vidas perdidas e pela reabertura do comercio.

A ocupação de leitos de UTI para pacientes com a doença varia de uma cidade para outra. Segundo os boletins epidemiológicos a cidade está com o maior número de casos ativos desde o início da pandemia. Temos em torno de 259 pessoas ativas nesse exato momento (253 em casa e 6 internados). É o maior número de casos ativos de toda a pandemia.

São 22 óbitos em nosso município e a pergunta é? Oque esta sendo feito para mudar esta realidade?


Vamos voltar ao mês de junho do ano de 2020 onde tudo começou para os arapotienses. Na verdade o primeiro caso confirmado em Arapoti foi no dia 31 de maio onde segundo informações, um caminhoneiro havia sido infectado e 20 dias depois estávamos com 70 casos confirmados de Covid-19.

Dia 19 de junho a atual Secretaria de Saúde Andrea Cristina foi exonerada do cargo de chefe da Vigilância Sanitária. No seu lugar assumiu a Rafaela Bueno que comandou a Vigilância até o fim do ano.

Neste período em que Rafaela esteve na Vigilância Sanitária e o Marcio Martins de Carvalho era o Secretario de Saúde, o Covid se manteve dentro de um nível aceitável e chegou há ficar vários dias sem nenhum caso; e os óbitos eram de pessoas que já não moravam aqui ou que contraíram a doença fora do município.

Assim que Rafaela assumiu foi implantado um sistema de fiscalização de rodizio entre os fiscais da prefeitura e os cargos de confiança; certo ou errado foi uma ação que deu certo e manteve os casos de COVID-19 controlados. Outras ações também foram realizadas como a lavagem das ruas centrais com maior fluxo de pessoas e a frente de prédios públicos usando uma solução de “hipoclorito de Cálcio” cedido pela SANEPAR e o trabalho de lavagem realizado pela Defesa Civil.


No dia 14 de Novembro o boletim informativo mostrava que tínhamos 353 casos confirmados em 5 meses e meio, oque da em torno de 64 casos por mês. No dia da eleição houve muita aglomeração e os casos de Covid aumentaram significativamente e chegando ao dia 31 de Dezembro com 794 casos confirmados. Depois da aglomeração do dia da eleição, em 45 dias (um mês e meio) tivemos 441 casos confirmados.


No dia primeiro de Janeiro o Irani Barros assumiu como prefeito e no dia 2 de Janeiro Andrea assumiu como secretaria de Saúde e logo depois Eglen Almeida assumiu como chefe da vigilância. Do dia primeiro de Janeiro até o dia 4 de março de 2021 foram registrados 940 casos confirmados de covid e chegamos a 22 óbitos.


Desde quando o Irani assumiu a prefeitura aquela escala de fiscais que existia se acabou. Não existe mais aquela fiscalização. Seria de extrema importância à presença de fiscais nas ruas orientando e cobrando as pessoas que desleixaram dos cuidados. Neste período começou a vacinação sim, mas somente para os profissionais de saúde e os idosos de 83 anos para cima.

Voltamos a perguntar; oque esta sendo feito para conter o avanço do novo coronavírus em Arapoti? Será que é o comercio não essencial o responsável pelo aumento dos casos de COVID???

Os comerciantes e os trabalhadores “NÃO ESSENCIAIS” estão receosos, pois com as portas fechadas, chega também o fantasma das demissões; Além disso, quem se manifesta sofre ameaça dos poderosos para que se calem!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Engraçado q na época da política n tinha problema anda pas casa da turma pedindo voto abraçando os otro mas foi só passa a política q o prefeito lembro do CVid

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER