A fila de espera por internação para pacientes com confirmação ou suspeita de covid-19 segue aumentando no Paraná. São 1.296 pessoas aguardando por leitos nesta terça-feira (9), de acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
513 casos são graves e requerem UTI (unidade de terapia intensiva) enquanto outras 783 pessoas precisam de leitos enfermarias.
A situação faz com que o governo estadual corra pela abertura de novos leitos nas quatro macrorregiões – Leste, Oeste, Norte e Noroeste – do estado, que têm taxas de ocupação das UTIs acima de 90%.
Curitiba e Região Metropolitana: 393 pessoas na fila – 127 UTI e 266 enfermaria;
Leste: 393 pessoas – 127 UTI e 266 enfermaria;
Oeste: 249 pessoas – 145 UTI e 104 enfermaria;
Norte: 97 pessoas – 57 UTI e 40 enfermaria;
Noroeste: 164 pessoas – 57 UTI e 107 enfermaria;
Gráfico mostra evolução da fila por leitos no Paraná. (Fernando Oliveira/Colaboração)
“Se não houvesse mais nenhuma contaminação a partir de hoje, essa demanda seria atendida com adequação em três a quatro semanas. Seria inviável a gente conseguir zerar essa fila em muito pouco tempo. É necessário haver parada da contaminação”, afirmou o médico Vinícius Filipak, gestor em Saúde da Sesa, em entrevista ao Meio Dia PR.
Filipak participou da sessão da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) desta terça-feira (9) para prestação de contas da Sesa durante a pandemia. Aos deputados, ele destacou que o Paraná encarou a explosão de casos da covid devido à nova cepa de Manaus, chamada de P1.
Com a variante amazônica, o Paraná teve aumento de 58% no número absoluto de pacientes internados.
“É um primo da covid. De dezembro de 2020 para fevereiro de 2021, tivemos aumento de 85% nas internações de UTI. Ou seja, a doença é muito mais grave que a cepa anterior. Esses dois fatos esgotaram nossa capacidade de resposta para reserva de leitos que temos destinados para covid”, explicou ele.
Em meio à corrida para evitar o colapso do sistema de Saúde, o Paraná registrou 212 mortes e bateu hoje o recorde de óbitos registrados em 24 horas. Segundo o boletim, são mais de 728 mil infectados.
Fonte: PARANÁ PORTAL
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji