TV ARAPOTI - 24 HORAS COM VOCE!!!



Click na imagem e conheça um pouco mais da Loja Patrícia




Unidade da CAPAL em Itararé completa 45 anos com 18 mil hectares de área assistida em SP


Localizada no sudoeste do Estado, a filial acompanhou o crescimento do campo e do cooperativismo na região, com alto índice de fidelidade do associado

Em 18 de fevereiro de 1976, 16 anos após a fundação da CAPAL, foi inaugurada a primeira filial da cooperativa, em Itararé, município da região sul de São Paulo com pouco mais de 50 mil habitantes. A unidade acompanhou o desenvolvimento agropecuário da região, seus cooperados e a geração de riqueza. Atualmente, conta com 18 mil hectares de área assistida e recebeu R$ 16 milhões, somente em investimentos recentes.


A importância da unidade transcende Itararé, onde tem 100% de atuação sobre a área agricultável do município, mas também 10% de Itapeva, 25% em Itaberá e 100% de Riversul, todos em São Paulo. Ainda a filial atende a cooperados da cidade de Sengés, no Paraná, importante na produção leiteira. Neste município a assistência técnica para nutrição animal faz a diferença nas pequenas propriedades, onde vê-se um avanço na produção e na qualidade do leite após o acompanhamento profissional.

“A cidade tem o título de capital do comércio da região. Mas eu digo para você: o comércio só é forte porque tem uma agricultura muito forte. Nossa agricultura é de ponta, com produtividade bem superior à média do Brasil”, afirma Heron Conrado Ferreira, gerente da unidade de Itararé e que completou 13 anos de trabalho na CAPAL no dia 1º de fevereiro.

A filial da Capal, com 45 anos, tem uma relação histórica com Itararé, com tradição na prestação de serviços ao agro da região. Devido a isso, o grau de fidelização dos clientes é de 96%, ou seja, 96% do que o produtor necessita para a safra retira na própria unidade. “O tempo vai passando, a cultura do cooperativismo vai afirmando, vai criando base sólida. Então, penso que Arapoti e Itararé são duas unidades em que o cooperativismo já está bem enraizado”, conta Ferreira.

Investimentos
Em Itararé fica uma das filiais mais estruturadas da CAPAL, não somente com uma ampla loja agropecuária, mas ainda com um centro logístico e de armazenagem da produção dos cooperados.

A estrutura recebeu investimentos e ampliação em 2019. O aporte de R$ 16 milhões contemplou a construção de mais quatro silos pulmão, um armazém para ração ensacada, um centro de distribuição, um segundo tombador, um segundo sistema de expedição de grãos com balança de fluxo, criação do espaço de apoio ao motorista – que inclui banheiros e cozinha – e completa pavimentação interna.

A loja agropecuária conta com mais de 1,3 mil itens, diversificados entre insumos para a pecuária de leite, de corte e agricultura, produtos para higiene de ordenha, pneus, baterias, rações, sais minerais, nutrição e ferramentas. São 250 metros quadrados de área, empregando 75 funcionários diretamente nos setores administrativo, de produção e na parte técnica.

Foco no cooperado
Atualmente, 180 cooperados são atendidos pela unidade, sendo 100 da pecuária de gado de corte e leite e 80 da agricultura. São cooperados com área média de aproximadamente 500 hectares. “Nos orgulhamos por poder fazer a diferença na vida de tantas famílias, que são na maioria pequenas e médias propriedades rurais. Com a assistência técnica auxiliamos esses produtores e sabemos que estão tendo melhores resultados na produção, além do acesso a novas tecnologias e a grande difusão de conhecimento que a cooperativa promove”, reforça Heron.

Um deles é o agricultor Osmil Sala. Para os cerca de 700 hectares, entre próprio e arrendado, Sala tem os serviços da unidade de Itararé para cultivar soja, milho, trigo e feijão. “É muito importante ter uma loja agropecuária da cooperativa porque a gente, sendo um cooperado CAPAL, tem uma opção a mais dentro da nossa cooperativa. Qualquer coisa que eu preciso, tem uma facilidade na compra, um preço melhor que na praça e condição de pagamentos”.

Cooperado desde 1983, Sala afirma que a unidade “fez um bem muito grande para a nossa cidade”. “Temos uma cooperativa e uma loja à disposição, o que precisa é na hora, com bons funcionários para atender e dentro das expectativas da gente. É excelente”, destaca o cooperado.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,2 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 734 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.

Postar um comentário

0 Comentários

KELVE SUPERMERCADOS - MANIA DE VENDER BARATO



CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER