PESAR: Família Carneiro Kluppel recebe Moção pelo falecimento do ex-prefeito Emílio.



Familiares do ex-prefeito Emílio Carneiro Kluppel estiveram na Câmara Municipal em solenidade para receber Moção de Pesar pelo seu falecimento. A entrega da homenagem, de autoria do Presidente da Casa, Edilson Corsini (DEM), realizada nesta quarta-feira (10), emocionou a todos os presentes.

"Por onde andamos na cidade, sempre só ouvimos as pessoas falarem bem de seu Emílio. Dedicado ao município, realizou grandes feitos para o desenvolvimento de Arapoti. Que ele seja um exemplo para todos nós vereadores", ressaltou Edilson Corsini.


Em nome da família, o filho Telêmaco Kluppel também prestou homenagem ao pai: "Muitos aqui lembraram dos feitos políticos do Emílio, de suas conquistas, suas realizações sempre feito com amor e dedicação. Mas fora de sua vida pública, ele sempre se mostrou muito preocupado com o próximo, e isso foi um exemplo para todos nós". Telêmaco ainda completou: "Como esposo e pai, sempre foi muito preocupado com sua família, sofrendo em nossas derrotas e vibrando em nossas vitórias. E como cristão, sempre foi atuante na igreja, de forma exemplar".

BIOGRAFIA
Emílio Carneiro Kluppel Nasceu no dia 27 de outubro de 1934, no antigo distrito de Cachoeirinha, hoje cidade de Arapoti. Ele é filho de João Leal Kluppel, primeiro agente da estação ferroviária, e de Romana, a dona Manita, segunda criança nascer no distrito, em 1901. Ele cursou o primário na escola municipal do distrito de Cachoeirinha, e o ginásio e o científico na cidade de Castro.

Sentou praça, sendo reservista de primeira categoria pelo 13º Regimento de Infantaria, na cidade de Ponta Grossa, dando baixa com 3º Sargento, em maio de 1954.

Em 15 de março de 56 já começava sua carreira política e profissional na cidade, como chefe de Serviço de Água e Luz. Já em 12 de maio de 1957 casou-se com Jamile de Oliveira com quem teve os filhos Romana, Telêmaco, Cristina e Andreia, hoje todos casados presenteando Emílio com 12 netos e nove bisnetos.

Em março de 1956, iniciou sua vida profissional como Chefe do Serviço de Energia Elétrica no distrito de Arapoti, no antigo departamento que pertencia à Secertária de Viação e obras Públicas do Estado do Paraná, aposentando-se mais tarde pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Na sua caminhada política em 1961 foi nomeado secretário do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e por sua liderança política já foi eleito prefeito de Arapoti em 6 de outubro de 1963 com mandato de 5 anos pela coligação PTB-UDN. Foi reeleito pela Arena (Aliança Renovadora Nacional) no dia 15 de novembro de 1972.

Sua atividade principal era a agropecuária, despontando como um dos principais criadores da raça Holandesa do Paraná, recebendo diversos prêmios de destaque. Também foi um grande nome como jurado oficial de pista, e participou de diversos eventos de gado holandes no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Viajou para o Canadá e Holanda para escolher animais de raça e qualidade para importação para o estado de São Paulo e para a Capal.

Por sua dedicação e conhecimento, foi Secretário do Setor Agropecuário da CAPAL por 4 gestões. Também fez parte da Diretoria da Associação Paranaense de Criadores Bovinos da Raça Holandesa.

É impossível enumerar e contar todos os feitos de Emílio Carneiro Kluppel, mas destacamos que foi fundador e Presidente da Associação Atlética de Arapoti, do Centro de Tradições Gaúchas Trempe de Aço, da qual já foi patrono. Também idealizou e fundou o Nhandejara Clube de Campo e também foi sua obra a criação e instalação do Ciretran, além do Sindicato Rural Patronal.

Trouxe energia elétrica de Wenceslau Braz para Calógeras e Arapoti. Fundou a Cooperativa de Eletrificação Rural (Ceral) que construiu 92 km de linhas de eletrificação Rural. Além disso, fez o sistema de captação de água, adquiriu o equipamento para asfalto, criou e fez manutenção do Ginásio Rui Barbosa.

Além disso, construir 32 escolas, adquiriu os terrenos permanentes da Rede Ferroviária Federal, comprou os terrenos para o aumento do Parque Municipal, trouxe para Arapoti as casas populares da Rua Ideal Perez e para o Núcleo Habitacional da Vila holandesa que leva seu nome.
Participou também da criação do Distrito do Caratuva e conseguiu o terreno onde foi construída a pista do CTG trempe de Aço. Foi também sócio fundador do Rotary Club. Talvez sua maior contribuição cultural que Arapoti à Emílio Kluppel seja a bandeira, o hino e o brasão do município.

FONTE: Facebook da Câmara Municipal

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER