Mais uma vez confirmamos casos envolvendo trabalhadores(as) da educação contaminados(as) pela covid-19. Dessa vez foi no município de Arapoti, cidade próxima a Wenceslau Braz. Segundo informações, a escola estadual permanecerá fechada pela vigilância sanitária do dia 18 ao dia 26 de fevereiro. Até o momento foram confirmados três casos, porém exitem outros profissionais aguardando resultados.
Casos e mais casos estão surgindo em todo estado e em nossa região, demonstrando a irresponsabilidade do Governador Ratinho Jr. e do secretário de educação Renato Feder, em querer impor a volta das aulas presenciais. No último final de semana tivemos o cancelamento de um concurso público em Curitiba, justamente pelo fato da justiça considerar que os locais das provas, grande parte em escolas públicas, não tinham condições sanitárias para a realização.
Esperamos que os órgãos responsáveis da saúde local e regional tomem as devidas providências, para evitar assim, um surto nas escolas da nossa região. Também orientamos que em casos de contaminações pelo novo coronavírus, o(a) trabalhador(a) da educação preencham o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) e encaminhe ao NRE e à direção de escola. O(a) educador(a) também deve formalizar a situação junto à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público do Paraná. O Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a COVID-19 como doença ocupacional. Com isso, os(as) profissionais podem ter acesso a benefícios previdenciários, proteção mínima ao(à) trabalhador(a) afetado pelo vírus.
A APP-Sindicato/Jacarezinho reforça para que todos(as) os(as) servidores(as) fiquem atentos aos sintomas da doença e não compareçam às escolas caso apresentem sinais da COVID-19.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji