MAURO COSTA - 2020 UM ANO QUE MARCOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Por Mauro Costa
Os acontecimentos durante o ano eram sempre esperados por muitos, até porque sempre tínhamos uma boa historia pra contar. Lembro que no final do mês de Dezembro as grandes mídias estampavam os acontecimentos com muitas fotos, belas paisagens, fatos que marcaram aquele ano. As expectativas eram grandes, queríamos REVER os momentos que de uma maneira ou outra marcaram as nossas vidas, e assistíamos com atenção, pois os fatos eram mesmo de marcar uma vida. 

2020... Que ano? Meu Deus, que ano? 

Logo no começo de janeiro a imagem que marcou o mundo foi a noticia deste aterrorizante vírus chamado de Covid-19. No inicio pensávamos que era uma pequena passagem em nossas vidas e não demos muita atenção, então veio Fevereiro com as praias lotadas, festas e principalmente o Carnaval. Poucos dias depois ouve a explosão desta pandemia em nosso país. 

Março foi o “mês do medo”, uma imagem que não me sai da cabeça foi os duros passos do Papa Francisco, solitário naquela imensa Praça do Vaticano, rumo ao crucifixo milagroso de Jesus no seu flagelo na cruz, sozinho ele pedia ao PAI CELESTIAL, uma cura para a pandemia que já assolava a humanidade; arrepios me vieram, e a pergunta que não me saia da cabeça, “Meu Deus será que realmente é tudo isso este Vírus?”, 

E a história que ninguém queria foi mês a mês acontecendo como se previa e mostrando que o vírus era tudo oque falavam, milhões de pessoas se foram, partiram tão rápido e sem despedidas por causa deste vírus. Os verdadeiros heróis deste ano foram os profissionais de saúde; quantos se doaram ao máximo na tentativa exaustiva de salvar vidas e acabaram perdendo a própria vida nos corredores de algum hospital. 

Cientistas dando mais que podiam e acelerando ao máximo as pesquisas para encontrar a cura para este mal, e a humanidade descobriu o verdadeiro significado da palavra “fake news”, mesmo nos momentos cruciais vimos pessoas tentando se beneficiar com a desgraça de milhares de pessoas. 

Como se isso já não fosse o bastante, os corruptos entraram em ação, verdadeiros “ladrões de almas” se aproveitando de milhões em contratos para comprar de itens que até hoje não foram usados, pois eram ineficientes; mas a ganancia que não tem fim não parou por aí; Leitos de unidade intensivos (UTI’s) foram criadas em barracas, hospitais foram montados num “piscar de olhos” muitos foram importantes no combate à pandemia, mas a maioria foi destinada a corrupção, o ser considerado humano, mas é a pior praga deste lindo planeta. 

Enquanto nos países desenvolvidos a pandemia foi observada com respeito e muito trabalho, no Brasil este vírus teve uma “mutação”. Foi politizado, e os políticos se aproveitaram da ignorância da população. Meu Deus este pais realmente não é serio, fizeram uma verdadeira bagunça, e os “lobos maus” da politica que sempre tiram proveito de tudo, aproveitaram o evento e ganharam muito dinheiro. Gente que não pode ser humano, Na verdade são piores que vermes. 

Hoje vivemos em um mundo em que a humanidade esta assustada, com medo e ainda existem aqueles teimosos, que não acreditam no poder do vírus e não atendem as recomendações da OMS, e dos órgãos governamentais; mas principalmente não ouvem os profissionais da saúde. 

Para estes desacreditados, o vírus só vai ser respeitado quando alguém querido da própria família for acometido por este mal, caso contrario o povo de “cabeça dura”, continuara desrespeitando regras sem ter consciência do imenso perigo que estamos passando. 

A frase que mais ouvida neste ano foi “Fique em Casa”, pois todos sabem que sair de casa sem necessidades e fazer aglomeração é o caminho para a propagação do vírus. Sabemos que o melhor remédio e a prevenção obedecendo às orientações das autoridades sanitárias. Eles sabem o que fazem e estão salvando muitas vidas. 

Quanto em Arapoti, temos bons profissionais na Saúde, o controle desta pandemia foi no meu olhar tratado com muito respeito e dignidade. O comercio teve seu fechamento por uma semana, mas depois se organizou e passamos pela pandemia sem maiores problemas. Somente após as eleições houve um crescimento expressivo nos casos, que se deve ao desrespeito das regras básicas, e com isso apareceu novamente o fantasma do “LockDown” preocupando nosso comercio. 

Fica na memoria a triste realidade da perda de pessoas queridas em Arapoti. Muitos conhecidos ainda estão com o vírus, outros passaram pela experiência de ser infectado e dizem que a experiência não foi tão boa assim. 

Que ano... E que retrospectivas temos pra contar, ano para se esquecer, para retirar do calendário, vamos tentar renascer das cinzas e avançar para um futuro onde continuaremos a trabalhar e traçar novos planos, novos sonhos; o mundo não para e a humanidade tem que entender esta nova situação e aprender a viver em um MUNDO COM O CORONAVIRUS.

Mauro Costa, Recebeu a patente de Cabo do exército brasileiro, cidadão honorário de Arapoti. Funcionário público a 35 anos. Foi Juiz de Paz, Jornalista provisionada, Redator e fotógrafo no jornal Folha de Arapoti e Informativo Regional. Mauro é formado em pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Itararé SP, superior em gestão pública pela Faculdade Federal do Paraná, (Instituto Federal do Paraná) e cursou até o terceiro ano do curso de direito na Faculdade FAJAR em Jaguariaíva.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER