Criada em 2007, instituição localizada em Arapoti (PR) preserva a memória da Capal Cooperativa Agroindustrial com um rico acervo reunido desde a constituição da colônia holandesa em 1960
O Museu Imigrante Holandês, gerido pela Associação Parque Histórico de Arapoti, está apto a receber recursos provenientes da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. Com isso, empresas e pessoas físicas podem patrocinar a instituição e abater o valor total ou parcial do Imposto de Renda. Os recursos para o projeto cultural serão investidos na reestruturação do museu localizado em Arapoti (PR).
Em 2007, três anos após a fundação da Associação Parque Histórico de Arapoti, foi inaugurado o Museu Imigrante Holandês, que reúne um valoroso e completo acervo da história da imigração holandesa no Paraná e o surgimento da colônia, em 1960. A colônia, inclusive, foi fundamentada nos pilares do cooperativismo, da educação e da religiosidade, concretizadas nas instituições da cooperativa de produção agrícola (a Capal Cooperativa Agroindustrial), escola e igreja.
O surgimento do museu ocorreu pelas doações entre os membros da comunidade holandesa. A sua atual estrutura é uma edificação construída em 1963, o entreposto para a atividade leiteira, primeiro e fundamental segmento que garantiu o sustento das famílias e gerou desenvolvimento econômico na região.
Devido à importância histórica para o município, o cooperativismo conta com uma sala exclusiva no Museu, que destaca as trajetórias das cooperativas Capal, Ceral e Sicredi.
Os eventos culturais realizados no local também preenchem o calendário de festividades da cidade, incorporando ainda mais a cultura holandesa no contexto turístico. Os eventos também colaboram com a arrecadação da instituição, porém, em 2020, foram cancelados devido à pandemia de Covid-19.
Melhorias
Os recursos obtidos serão revertidos em um conjunto de investimento voltado para a elaboração do plano museológico, do tratamento técnico (higienização, conservação preventiva, arrolamento e acondicionamento) do acervo existente e da equipagem do museu, contemplando os setores administrativos e técnicos da instituição, com a implantação da reserva técnica. Também serão feitas palestras em Arapoti, como forma de difundir o conhecimento e formar público no município.
O retorno institucional para as empresas patrocinadoras, conforme o aporte, são: publicações de material de divulgação do museu; matérias espontâneas na mídia (sempre que o veículo de comunicação achar pertinente); cotas de ingresso de visitação; inclusão de logotipo como patrocinador em folders, material institucional e demais materiais impressos; entre outros.
0 Comentários
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Emoji