7 de setembro - O dia em que o Brasil se tornou independente

O dia 7 de setembro é comemorado como o Dia da Independência do Brasil. O grande responsável por essa data foi D. Pedro I que deu o grito de independência.


Dentre os vários feriados no calendário brasileiro, um é especialmente importante. O dia 7 de setembro ficou marcado na história como a data em que Brasil se tornou independente de Portugal.

Visto que, o Rei D. João VI precisava voltar à metrópole, deixou seu filho, Pedro de Alcântara, para cuidar da colônia. O príncipe regente ganhou a simpatia e confiança dos brasileiros. Assim, ele passou a promover mudanças dentro do território brasileiro. O que acabou desagradando as elites e a corte portuguesas.

Em contrapartida, Portugal tomou medidas para impedir o desenvolvimento independente do Brasil. D. João enviou tropas lusitanas ao Rio de Janeiro, decretou a transferência de instituições administrativas para a metrópole e exigiu a volta de seu filho a Lisboa.

Dessa forma, o descaso português com a população brasileira provocou um movimento formado pela elite brasileira pedindo que D. Pedro I ficasse permanentemente no Brasil. Então, em 09 de janeiro de 1822, numa audiência ao Senado, o Príncipe Regente declarou que não voltaria a Portugal. Essa data ficou conhecida como o “Dia do Fico”.

Retrato de D. Pedro I
Os acontecimentos em seguida caminhavam para uma separação definitiva. Posteriormente, em maio daquele ano, foi assinada uma diretriz que determinava a necessidade da validação de ordens portuguesas por D. Pedro I. Em junho, criou-se a Assembléia Constituinte do Brasil.

Ás margens do Ipiranga
Essas medidas aborreceram a Corte Portuguesa de tal forma que a volta do Príncipe à metrópole deveria ser imediata. Assim também os privilégios de abertura do Brasil seriam revogados e os ministros presos por traição.

A notícia chegou primeiro à Maria Leopoldina, esposa de D. Pedro. Imediatamente, no dia 02 de setembro ela assinou o decreto de independência e enviou para seu marido, que estava em São Paulo.

E foi às margens do Rio Ipiranga, no dia 07 de setembro, que ele recebeu o decreto. O Príncipe ordenou aos soldados que retirassem de seus uniformes os símbolos portugueses. Então, ali mesmo, deu o famoso grito “Independência ou morte”. Logo depois, D. Pedro I deixou de ser Príncipe e foi coroado Imperador do Brasil.
  
     

Contexto pré-independência
O início do século XIX marcou a Europa com a Era Napoleônica que declarou o Bloqueio Continental. Ou seja, os países europeus deveriam se fechar para o comércio com os ingleses. No entanto, Portugal tinha uma relação econômica muito forte com a Inglaterra.

Portanto, a Coroa Portuguesa sendo contrária a essas idéias corria o risco de sofrer uma invasão francesa. Antes que Napoleão Bonaparte chegasse a Portugal, D. João VI juntamente com membros da família real vieram para o Brasil.

Essa mudança gerou benefícios para o Brasil como a abertura dos portos. Assim também como a instalação de bibliotecas e museus e até mesmo a criação de uma pequena imprensa. Dessa forma, o Rei elevou o status do Brasil de colônia para Reino Unido.

Por volta de 1820, diversas revoluções geraram um movimento independentista. Simultaneamente, turbulências políticas e econômicas atingiram Portugal. Em virtude disso, D. João VI viu a necessidade de retornar para a metrópole, deixando seu filho no poder. Culminando no grito de independência no dia 7 de setembro de 1822.

O feriado de 7 de setembro
Hoje a data 7 de setembro é marcada como feriado no calendário e é comemorada por todo o país. As escolas costumam ensaiar os alunos para desfiles pelas ruas. Eventualmente também são feitos trabalhos culturais contando esse pedaço da história do Brasil.


Sempre que este dia chega, a população brasileira liga as televisões para assistir ao desfile presidencial que acontece no Distrito Federal. As forças militares preparam apresentações especiais e o Presidente da República desfila num carro especial. Assim também, são entoados o hino nacional e o hino de independência.

FONTE: PORTAL R7 - CONHECIMENTO CIENTIFICO.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER