Memória: Câmara fez lançamento oficial do livro Alma das Ruas nos Campos Floridos

A Câmara Municipal lançou oficialmente na noite desta quarta-feira (05) o livro Alma das Ruas nos Campos Floridos, um projeto inédito que reúne as biografias e significados dos nomes de ruas e prédios públicos de Arapoti. A obra institucional é resultado do Projeto de Resolução 109, de autoria do vereador Divair da Silva (autor organizador do livro), aprovado pela Casa de Leis em 2017.

Em 144 páginas, o livro reúne um resgate histórico de quem foram as pessoas que deram nome às ruas e espaços públicos do município. Uma verdadeira ‘maratona bibliográfica’, o trabalho de pesquisa coordenado por Divair da Silva, contou com a colaboração de servidores da Casa e de cidadãos da comunidade. Foram diversos documentos analisados, entrevistas com familiares, buscas em cartórios, entre outras fontes, a fim de saber e registrar quem foram e contar a trajetória da vida de personalidades locais como Ideal Perez, José Nunes de Souza, Abrão Antônio ou Orlando Pinto Mendes. “Várias pessoas que ajudaram a construir a grandeza desta terra foram homenageadas eternizando seus nomes nas ruas de nosso município. Consideramos que é imprescindível que a memória seja passada para as gerações futuras, resgatando e conservando a nossa história”, ressaltou o autor do Projeto.

O livro impresso será distribuído gratuitamente em escolas, bibliotecas e ficará à disposição da comunidade, atendendo pesquisas escolares e a curiosidade dos cidadãos do município. A versão digital também já está disponível para download no site da Câmara (www.cmarapoti.pr.gov.br), no menu ‘A Câmara’. A cada quatro anos o livro será revisado, com a inclusão de novas ruas e espaços públicos. “Os nomes de ruas são escolhidos por pessoas que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento e progresso do município, e suas histórias não podem ser esquecidas. Este livro é um importante registro, que eterniza histórias que são perdidas no tempo”, disse o Presidente da Câmara, Marineo Ferreira. “É de responsabilidade da Câmara Municipal resgatar e preservar a história de nossos munícipes’.

‘Quantas milhares de pessoas viveram e morreram por aqui? Quantas narrações enraizaram em nossas memórias, quantos legados deixados por nossos antepassados, que lutaram sobrevivendo às ações destrutivas do tempo, quanto trabalho empregado na construção do município que nos acolhe’, lembra a descrição da obra.



Texto e imagens: Camara Municipal de Arapoti

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER