HU de Ponta Grossa tem 10 novos leitos UTI para Covid-19


A regiĆ£o dos Campos Gerais tem a partir desta sexta-feira (17) mais 10 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19. Os novos leitos foram instalados no Hospital UniversitĆ”rio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que totaliza 30 leitos de UTI e outros 24 leitos clĆ­nicos para tratamento de pacientes de coronavĆ­rus.

O secretĆ”rio da SaĆŗde Beto Preto explicou a necessidade da criaĆ§Ć£o de novos leitos na cidade. “O hospital de Ponta Grossa Ć© uma das nossas unidades que tĆŖm um potencial grande de atuaĆ§Ć£o. Com o crescimento de pacientes graves foi necessĆ”rio acionar rapidamente mais leitos de terapia intensiva, e conseguimos colocar os novos leitos em operaĆ§Ć£o a partir desta sexta-feira”.

Com o crescimento de casos de pacientes graves infectados pelo novo coronavĆ­rus, o HU-UEPG atua para preparar os profissionais com cursos e treinamentos constantes destinados Ć s Ć”reas em que sĆ£o necessĆ”rios os cuidados extras, como nos ambientes de isolamento para pacientes da Covid-19.

Ponta Grossa integra a 3ĀŖ Regional de SaĆŗde e estĆ” na Macrorregional Leste, onde vivem aproximadamente 5,3 milhƵes de paranaenses – 47% da populaĆ§Ć£o do Estado. “Atuamos para expandir o quanto podemos, mas nossos recursos sĆ£o limitados, tanto de equipamentos quando de profissionais”, ressaltou o secretĆ”rio Beto Preto.

A Secretaria de Estado da SaĆŗde jĆ” habilitou 961 leitos de UTI adulto, 1.457 enfermaria adulto, 37 de UTI pediĆ”trica e 70 de enfermaria pediĆ”trica em unidades prĆ³prias ou contratados para uso exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

“No inĆ­cio da pandemia desenhamos a estratĆ©gia de ampliaĆ§Ć£o escalonada e estamos atuando com ela. Conseguimos fazer rodar novas estruturas colocando, praticamente em quatro meses, quase mil leitos de UTI. Em 30 anos, aqui no ParanĆ”, foram habilitados 1,2 mil leitos. Mas, alĆ©m disso, precisamos que as pessoas se cuidem, para que os leitos nĆ£o faltem, mesmo com toda essa ampliaĆ§Ć£o”, destacou Beto Preto.

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios

CONSTRƓI MATERIAIS E SERVIƇOS PARA CONSTRUƇƃO











ARAPOTI WEATHER