Arapoti chega aos 70 casos confirmados de Covid-19 e a ameaça de lockdown aterroriza quem depende do comércio.


O avanço da contaminação da população pelo novo coronavírus em Arapoti, e os números do último boletim epidemiológico, 70 pacientes com diagnóstico positivo para a doença, além de outros inúmeros casos suspeitos; motivou o Ministério Púbico a encaminhar recomendação ao Município para o fechamento das atividades consideradas não essenciais. 


Segundo as orientações do comitê de enfrentamento a pandemia, o fechamento por 14 dias é essencial na tentativa de conter a avassaladora curva de crescimento da epidemia em nosso município. O número de 70 pacientes infectados em 20 dias, é considerado proporcionalmente muito alto, até mesmo se comparado à vizinha Jaguariaíva com 49 casos. 

O comitê também recomendou vetar a entrada de mais de dois membros de cada família e várias outras medidas para evitar aglomeração nos estabelecimentos tidos como essenciais. 

O maior problema é que quem participa deste comitê de enfrentamento a pandemia em sua maioria são pessoas que chova ou faça sol no final do mês o salário está na conta, não precisa lutar no dia a dia pelo sustento da família. Desta maneira fica fácil decidir pelo fechamento, pois não vai sofrer as consequências do ato. A ex-chefe da vigilância em saúde, Andrea Cristina afirmou em entrevista, que a maioria dos casos não vem do comércio, e sim da transmissão em família. 

A prefeita sempre se posicionou contra o fechamento do comércio, mas diante desta recomendação não sabemos qual será sua atitude; visto que o promotor exigiu evidências científicas, realizadas por profissional capacitado, sob o risco de incorrer na prática de atos de improbidade administrativa. 

O comércio em sua maioria vem atendendo tudo que é determinado pela vigilância sanitária e mesmo assim tem que pagar o preço da irresponsabilidade das pessoas que continuam fazendo festa em suas residências.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bom dia tbem vou sofrer as consequência se fcar o so o essencial . as a ajuda do aux emergencial. Vcs nao tem noção do qto e perigoso este vírus.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER