QUATIGUÁ, A 80 Km DE ARAPOTI TEM O PRIMEIRO CASO DE COVID-19 DO NORTE PIONEIRO

Manilhas instaladas pela prefeitura impedem acesso de eículos em Qautiguá - Divulgação

A Secretaria da Saúde confirmou mais 12 casos de coronavírus em informe emitido neste sábado (28). Os novos casos são nove homens e três mulheres com idades entre 24 e 69 anos moradores de Curitiba (2), Mariópolis (1), Paranavaí (1), Campo Largo (1), Londrina (2), Cascavel (2), Quatiguá (1) e Foz do Iguaçu (2).

Atualmente o Paraná possuí 137 casos confirmados, sendo que quatro não residem no Estado. Há, 2.134 descartados e 968 em investigação.

Os casos confirmados estão localizados em Curitiba (74), Cianorte (7), Foz do Iguaçu (7), Maringá (7 com dois óbitos), Cascavel (7), Londrina (5), Pinhais (3), Ponta Grossa (3), Pato Branco (2), Campo Largo (2), Guaíra (2), Paranavaí (2), Campo Mourão (2), Colombo (1), Telêmaco Borba (1), Faxinal (1), Rio Negro (1), Guarapuava (1), Iretama (1), União da Vitória (1), Umuarama (1), Mariópolis (1) e Quatiguá (1), além de pacientes de São Paulo (3) e Brasília (1).

NOVA METODOLOGIA – O Paraná adotou nesta sexta-feira (27) um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações em que foram recolhidas amostras, a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado.

VEJA A NOTA OFICIAL DA PREFEITA DE QUATIGUÁ.

NOTA OFICIAL - 01
28 de março de 2020, 

A Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeita Municipal, por motivos éticos e legais se manifesta e esclarecer à população quatiguaense sobre um paciente que estava com suspeita de Covid-19 no município, o mesmo estava em investigação e aguardando resultado do exame. A amostra foi colhida e enviada para o Laboratório Central do Estado – LACEN e acaba de ser confirmado o primeiro caso positivo de COVID-19 em Quatiguá.

Esclarecemos também, que todos os atos são realizados com seriedade e todos os procedimentos orientados e que trata casos suspeitos com o mesmo procedimento padrão de casos confirmados. Todas as medidas estão sendo adotadas pela COE, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.

Sempre operamos com transparência. No momento atual é preciso muita atenção e calma com as informações não oficiais. Estamos passando por um momento onde preservar as pessoas jamais foi tão fundamental.

Presentemente o município possui mais casos aguardando resultados do Laboratório Central do Estado, e ressaltam que há um caso confirmado pelo laboratório, até a data de hoje.
Ressaltamos que o caso hoje confirmado já estava em isolamento e todos que tiveram contato direto também estão sendo monitorados desde que o caso se tornou suspeito.

Orientamos a população para continuar evitando aglomerações, praticando o distanciamento social e a etiqueta de higienização e principalmente não divulgando informações não oficiais.
Assinam Esta Nota, o centro de operações de emergência ao Covid-19.



ADELITA PARMEZAN DE MORAES
Prefeita Municipal

IZILDA RODRIGUES CARRO
Secretária Municipal de Saúde

ANA LUIZA DE SOUZA
Enfermeira Chefe de Epidemiologia

AIRTON ALVES
Chefe da Vigilância Sanitária


Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER