Prefeitura oferta Qualificação profissional para presos.

FOTO: PREFEITURA M. DE ARAPOTI

A prefeitura municipal de Arapoti em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional- DEPEN, poder judiciário e Conselho da Comunidade, oferta pela primeira vez na Cadeia Pública de Arapoti cursos profissionalizantes através do Senai. O objetivo é a reintegração social dos presos através de sua capacitação profissional, durante o cumprimento da pena, e sua inclusão no mercado de trabalho após a saída do Sistema Penitenciário.


A parceria iniciou com doze vagas nos cursos de operador de harvester e forwarder e duas vagas na no curso de processo de aperfeiçoamento em soldagem. Para o Chefe de Cadeias Públicas Região 2, Everton Rodrigo dos Santos, “essa parceria vem complementar o trabalho social realizado com o preso durante seu período de detenção. Contribuindo para diminuir a reincidência criminal, a marginalização, e a percepção de vida do preso, após ou durante a reclusão, oportunizando uma nova visão de mundo”, enfatizou.

“Ofertar ao sentenciado uma qualificação é uma forma de aumentar a segurança de nossa cidade, já que ele terá outras alternativas, ao invés de voltar a infringir a Lei”, disse a Prefeita, Nerilda Aparecida Penna. A prefeita lembrou ainda, que outros projetos de ressocialização estão por vir.

O juiz de Direito Dr. Djalma Aparecido Gaspar Júnior, contextualizou toda evolução da aplicação da Lei de Execução Penal até o modelo adotado hoje que trabalha a ressocialização e a inclusão dos privados de liberdade: “O sistema penitenciário padece com a falta de efetivação dos preceitos da Lei de Execução Penal, que é a promoção da ressocialização dos condenados e a reinserção destes ao convívio social. E a melhor maneira de proporcionar um retorno saudável do reeducando a esse convívio é por meio do trabalho e da qualificação profissional. Por isso, gostaria de Parabenizar a Prefeita, Nerilda Penna, pela iniciativa e perseverança”, ressaltou o juiz.

O Promotor de Justiça, Dr. Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro, parabenizou a ação e enfatizou “a importância de ressocializar o preso, não só por ele, mas pela própria comunidade em si, para que possamos ter um retorno social positivo desse tempo que ele ficou encarcerado”. 

Fonte: Pagina do Facebook da Prefeitura Municipal de Arapoti

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER