Estrutura da Associação dos Criadores da Raça Holandesa é ferramenta para melhora da qualidade e produtividade leiteira.


Com cerca de 700 sócios, APCBRH se destaca como referência para a evolução do plantel paranaense, auxiliando o produtor rural na tomada de decisão; confira o que fazer para se associar à entidade

Ao longo dos 66 anos de história, a Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) se consolidou como referência nacional na promoção de produtos e serviços que melhoram e valorizam a cadeia do leite. Com investimento em infraestrutura, a entidade garante aos cerca de 700 associados – que incluem produtores rurais, técnicos e cooperativas – a possibilidade de aumentar a produtividade, a saúde dos rebanhos e a qualidade do leite.

De acordo com o presidente da APCBRH, Hans Jan Groenwold, quando o associado usufrui dos produtos, serviços e laboratórios da associação, está revertendo diretamente a ganhos econômicos. “Sem dúvida, a associação é uma das mais completas e respeitadas entidades do segmento no Brasil. O sócio, por ela, consegue um mapeamento da sua produção, tem um conjunto de informações sobre o seu rebanho ou de determinado animal, identificando e reduzindo, por exemplo, a contagem de células somáticas com base em nossas orientações”.

A APCBRH treina e credencia técnicos para o Controle Leiteiro Oficial, ferramenta que auxilia os criadores na gestão do rebanho, fomentando informações como indicadores de produção, qualidade do leite, reprodução e manejo nutricional. Tudo isso conforme normativas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nos levantamentos feitos pela associação, são gerados dados e informações para o monitoramento da saúde dos animais, o melhoramento genético para características de produção, os componentes do leite e a longevidade.

Pela associação, reforça Groenwold, há o monitoramento de toda a propriedade do sócio, o que promove entre outros benefícios maior desempenho reprodutivo, aumento da taxa de prenhez, reduz o custo de reposição do rebanho e, por consequência, maior disponibilidade de animais para comercialização e rentabilidade.

Infraestrutura
Para se consolidar como referência na cadeia leiteira nacional, foram investidos na associação, ao longo de sua história, em infraestrutura com alta tecnologia. A começar pelo Laboratório de Qualidade do Leite para uma análise minuciosa do produto – além das já citadas, como contagem de células somáticas, gordura e proteína, também é medida a lactose, sólidos totais, entre outros.

Outro laboratório de ponta é o de Diagnósticos. Este permite, por exemplo, a identificação de prenhez e doenças que atingem os rebanhos, relacionadas a biossegurança das propriedades leiteiras. Entre as doenças estão a diarreia viral, a rinotraqueíte infecciosa e a neospora, enfermidades que afetam diretamente a reprodução e a produtividade do rebanho.

Para ser sócio, basta acessar 

Os serviços e produtos realizados na associação são:

Registro de animais
Assegura a identificação dos animais, garantindo a procedência e a genealogia para seleção e melhoramento genético, além de registrar os dados de produção, reprodução e destaques. O documento é reconhecido pelo Mapa.

Avaliação da conformação
Analisa as vacas individualmente, indicando os pontos fracos e fortes. Auxilia o criador na seleção do rebanho para produtividade, vida produtiva e menor descarte, além de ser uma importante ferramenta para acasalamento.

Avaliação Genética Clássica e Genômica
Com a Avaliação Genética Clássica, os produtores de leite têm assegurado o valor genético individual de seus animais para as características de produção, conformação e saúde, tendo também a oportunidade de fazer a Avaliação Genômica. Com esses serviços, os criadores possuem a alta confiança para conhecer e selecionar seus animais superiores e inferiores, bem como acompanhar na prática os resultados do plano genético (tendências genéticas) dos animais de forma individual e do rebanho.

Gestão de Controle de Qualidade
O produtor consegue obter maior preço recebido pelo leite e, ainda, aumentar a produtividade e melhorar a saúde de seu rebanho apenas com uma amostra individual de leite coletada durante a ordenha e encaminhada ao laboratório da APCBRH.

Gestão de Controle Leiteiro Oficial
Os criadores têm a oportunidade de obter informações precisas e confiáveis para a gestão individual e coletiva do rebanho, relatórios, gráficos de produção, reprodução, genética, saúde do úbere, nutrição e muito mais. No Controle Leiteiro Oficial, o produtor e o técnico têm o apoio do controlador de leite. Os desempenhos dos animais serão inseridos no pedigree e são gerados os valores genéticos.

Programas de informática
Eles são fundamentais para o melhor gerenciamento do negócio. Os programas, com os gráficos e relatórios, facilitam o dia a dia, auxiliam e orientam na tomada de decisão, além de realizar comparativos para saber como estão os resultados.

Sobre a APCBRH
A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha e investe no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Fundada em 27 de março de 1953, a associação tem sede em Curitiba (PR) e é constituída atualmente de cerca de 700 associados, que têm acesso a áreas como melhoramento genético, gestão de rebanhos, indicadores de produção, reprodução, nutrição, saúde dos animais e qualidade do leite.

Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER