Visitação ao cemitério marcam dia de finados em Arapoti


A homenagem a entes queridos já falecidos é uma tradição do Dia de Finados, que é marcada pela celebração de missas e orações. Durante este sábado (02) dia de Finados, acontecem várias celebrações em homenagem a pessoas falecidas. 

A visitação ao cemitério municipal foi intensa durante toda a manhã. Sempre levando arranjos de flores, velas, coroas e várias outras ornamentações, centenas de pessoas passaram alguns momentos do dia reverenciando os entes. 

Marcado como um dia de homenagens e saudade dos entes falecidos, o Dia de Finados serve também para aumentar a renda de vendedores ambulantes. Arapoti não é diferente, dezenas de pessoas aproveitam a data e montam barracas em frente ao cemitério da cidade. 


Entre os produtos ofertados estão: flores, arranjos e velas. Este ano, além dos produtos comumente vendidos, teve gente que levou salgados, pipoca, sucos, água mineral e refrigerantes. Quem também fatura nessa data são os chamados “limpadores de túmulos”, que aproveitam a oportunidade para ganhar dinheiro fazendo manutenção das sepulturas, como pintura e lavagem. 

COMO SURGIU O DIA DE FINADOS.
O estabelecimento de um dia específico para que os católicos se dedicassem especialmente à oração pelos mortos tem origem em 998, por iniciativa de Santo Odilo, que era abade de Cluny, na França, um dos maiores mosteiros de então. Odilo quis que na sua abadia a data de 2 de novembro fosse dedicada a essa intenção. A data foi escolhida por se seguir ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. 

No século seguinte, tornou-se obrigatório em toda a Igreja que cada comunidade dedicasse um dia à oração pelos mortos. Foi só no século XIII que o dia 2 de novembro foi universalizado para toda a Igreja latina como o dia especialmente dedicado a isso.









Postar um comentário

0 Comentários

CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO











ARAPOTI WEATHER