TRADICIONAL FESTA EM CALÓGERAS COMEMORA O DIA DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

IMAGENS: MAYARA CRYSTIANE

15 de novembro, além de feriado da Proclamação da República, é dia da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. Em Calógeras para celebrar a data foi realizado uma festa. O ponto forte da celebração foi à consagração da imagem de Nossa Senhora do Rocio


A festa começou no sábado a noite com a novena e logo em seguida o churrascos assados e comidas típicas deram inicio as festividades com a animação do Grupo Geração nativa. No domingo as homenagens e comemorações começam às 10h com a realização de uma missa na Capela, logo em seguida uma pequena procissão com a imagem da santa se dirigiu até o salão de festas onde foi realizado a consagração da Nossa Senhora do Rocio, depois o tradicional almoço com churrasco, e depois do almoço as 13h30min teve leilão de gado e no final da tarde o tradicional bingão.


Padroeira do Paraná
A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho em Paranaguá, em 1648. Quando, em 1686, os habitantes desta Vila, às margens de sua baía, foram assolados por uma peste, essa gente recorreu aos favores de Maria Mãe de Jesus, invocada neste título, para que os livresse desta terrível lamúria. Desde aí, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições dos devotos cristãos paranaenses. Rocio era o perímetro das Vilas, onde terminava a povoação, o arruamento, e começava a se condensar orvalho matutino. Rocio quer dizer orvalho, em português arcaico. Nossa Senhora do Rocio é Nossa Senhora do Orvalho Matutino, Nossa Senhora do Amanhecer. A imagem da Virgem do Rocio foi encontrada numa pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, no século XVII, na baía de Paranaguá. A primeira igreja foi edificada em 1813 e o Santuário em 1920.

O título de Padroeira do Paraná
Além desses, contam-se, muitos outros milagres ocorridos em cidades do Paraná sob sua intercessão, razão pela qual, em 1939, Nossa Senhora do Rocio foi declarada Padroeira do Paraná pelos Bispos do Estado e, finalmente, após anos de esforço civil e eclesiástico, a Santa Sé a declarou, em 1977, Padroeira do Paraná, indicando a Igreja do Rocio em Paranaguá como seu Santuário Estadual.

O título de Rocio, que na linguagem antiga significa “orvalho”, simboliza as constantes e ininterruptas bênçãos e favores que o povo paranaense recebe continuamente da Virgem Mãe, mediadora de todas as graças concedidas a seus amados filhos, os quais, por gerações e gerações, veneram sua Santa Padroeira as margens da baía de Paranaguá sob o titulo de Senhora do Rocio.



















Postar um comentário

0 Comentários


KELVE SUPERMERCADOS - MANIA DE VENDER BARATO



CONSTRÓI MATERIAIS E SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO












ARAPOTI WEATHER